Arquivo

Fizemos o 5º lugar nacional no Secundário

MAT 12 –AVEIRO 2011

Nos dias 10 e 11 de maio de 2011, realizaram-se na Universidade de Aveiro as competições EQUAmat e MAT 12, cuja participação está integrada nas atividades do grupo 500, previstas no Plano Anual de Atividades da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque.

No dia 10, a representar o Ensino Básico, estiveram 15 equipas constituídas por 2 alunos, acompanhados por três professoras e o mesmo número de alunos e professores estiveram no dia 11 na competição do Ensino Secundário. Cada ano de escolaridade tinha 20 minutos para superar 20 níveis com quatro perguntas cada um. O grau de dificuldade este ano foi consideravelmente maior, uma vez que nos anos anteriores o tempo da competição era de 30 minutos.

Uma das equipas do 8º ano conseguiu completar os 20 níveis, respondendo às 80 questões em 14 minutos e 22 segundos, alcançando o 7º lugar entre os 791 alunos do 8º ano. De entre as 211 escolas participantes de todo o país no EQUAmat, a nossa escola conquistou o 21º lugar.

No MAT12, uma das equipas do 10º ano conseguiu completar os 20 níveis, respondendo a 80 questões em 17 minutos e 17 segundos, entre os 810 alunos do 10º ano. Os melhores resultados dos nossos alunos colocaram a Escola Secundária Afonso de Albuquerque em 5º lugar a nível nacional.

As melhores equipas da nossa escola do Ensino Básico foram: 1ºLugar: Ana Filipa Calheiros e Cristiana Mendonça (8ºE); Nível 20 ! 2ºLugar: António Carvalho e Rafael Moreira (8ºB) Nível 18 ! 3ºLugar (Exequo)3º lugar: Ana Lúcia Fernandes e Andreia Ribeiro (8ºD); Ana Cristinaa (9ºB) e Carlos Baltazar (9ºA) Nível 17!

As melhores equipas da nossa escola no Ensino Secundário foram: 1ºLugar: Rita Fonseca e Eduardo Lameira do 10ºD que chegaram ao nível 20!; 2ºLugar: Andreia Proença do 11ºC e António Pires do 11ºE, que alcançaram o nível 19! 3ºLugar (Exequo) tendo atingido o nível 17!: Catarina Gama e Carolina Cerca do 10ºC / Andreia Santos e Ricardo Cardão do 11ºB.

Estas competições, com suporte nas tecnologias, têm como missão transmitir valores positivos face ao estudo e à escola, comunicando aos alunos que o conhecimento é acessível a qualquer um, desde que se empenhem. Promovem o desenvolvimento da aprendizagem nos domínios da resolução de problemas, da comunicação matemática, no estabelecimento de conexões entre diferentes conceitos e relações matemáticas, no desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, no desenvolvimento da autonomia bem como no desenvolvimento do espírito de equipa.

Fizemos o 5º lugar nacional no Secundário

Sobre o autor

Leave a Reply