Imprensa espanhola destaca a vitória do Partido Popular face ao PSOE, tanto nas eleições municipais como nas regionais.
A imprensa espanhola destaca hoje a vitória “histórica” do PP e a ampla derrota do PSOE que demonstra, segundo os jornais mais conservadores, que Espanha “exige mudança”.
Esse é título principal da primeira página do jornal “El Mundo “, que realça a derrota do PSOE tanto nas municipais como nas regionais.
O conservador “ABC ” considera que se tratou de uma “vitória histórica do PP ante a queda do PSOE”, com os populares a serem “a força mais votada em todas as regiões exceto nas Astúrias e Navarra”, pelo que o país “quer mudança”.
Nestas eleições, refere o jornal, os socialistas perderam 7% dos votos face a 2007 e o PP consolidou as suas maiorias, sendo ainda de destacar que a coligação basca Bildu irrompe em Guipuzcoa como a força mais votada, conseguindo mais de mil vereadores” na região.
“Aguirre afunda Gómez em Madrid” ou “O PSOE perde Sevilha e Barcelona”, estão entre outros grandes títulos deste sufrágio para o jornal.
O também conservador “La Razon ” titula na sua manchete de hoje que “Rajoy arrasa. O PP consegue uma vitória histórica e o PSOE, o seu pior resultado”.
“Municipais: 2 milhões de votos mais que o PP. Autonómicas: Caem dois feudos socialistas”, titula ainda em jornal.
À esquerda, o jornal “Publico “, considera que “o PSOE afunda-se pela sua viragem à direita”, o que provocou o desencanto dos seus apoiantes.
O jornal considera que os resultados terão repercussões no processo de sucessão na liderança do PSOE e no seu programa eleitoral que terão que ser revistos para recuperar o apoio junto da esquerda.
O diário “El Pais ” também considera que “o PP atropela o PSOE em toda a Espanha”, com os conservadores a conseguirem uma vantagem de 10 pontos sobre os socialistas e a conseguirem vencer 8 das 13 comunidades autónomas em jogo.
Os socialistas, refere o jornal, só aspiram a governar na Extremadura e, mesmo assim, em coligação com a Esquerda Unida (IU).
A imprensa basca, por seu lado, destaca o resultado alcançado pela coligação nacionalista Bildu nas eleições municipais de 22 de maio no País Basco.
O jornal independentista basco “Garra ” evidencia que Bildu é a força com mais representação nos municípios de ‘Euskal Herria’ e o seu diretor, Iñaki Soto considera que se vive “um momento histórico, perante um novo tempo que vem na grande medida pela mão de Bildu, superando todas as expetativas e limites”, disse.
O jornal basco “Deia ” destaca a vitória do PNV e em seguida a “segunda força” de Bildu e o “descalabre” do PSE-EE.
Na Catalunha, a imprensa realça o resultado das eleições municipais em Barcelona com a vitória dos nacionalistas conservadores sobre os socialistas.
O jornal “La Vanguardia ” sublinha a vitória da Convergência e União (CiU) que “ganha em Barcelona pela primeira vez em democracia” e o “El Periódico” tem em manchete “Trias será o novo presidente de Barcelona”, depois da derrota do socialista Jordi Hereu.
Na imprensa da Andaluzia os jornais destacam a vitória com maioria absoluta do Partido Popular (PP), um “resultado histórico” dos populares.
O jornal “El Correo de Andalucia ” tem como manchete a fotografia da sede do PP em Sevilha com um cartaz que diz “obrigado” e cita as declarações do futuro presidente da cidade Juan Zodo que refere que “não os vou defraudar”.