Depois de Figueira de Castelo Rodrigo, o Concurso de Vinhos da Beira Interior realiza-se este ano em Castelo Branco, onde os néctares de 22 produtores desta região vitivinícola são hoje postos à prova numa sessão que decorre nas instalações do NERCAB – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.
Nesta quarta edição participam 54 vinhos tranquilos, tintos, brancos e rosados, todos classificados como DOC Beira Interior ou como Vinho Regional Beiras. Luís Lopes, diretor da “Revista de Vinhos”, preside ao júri composto por 14 provadores e enólogos reputados, como Maria João Almeida, Anselmo Mendes, João Corrêa e João Afonso, além dos representantes das Comissões Vitivinícolas Regionais da Bairrada, Dão e Península de Setúbal. Os vencedores dos vários prémios a concurso serão conhecidos durante um jantar agendado para 18 de junho, em Castelo Branco. A organização está a cargo do NERCAB, em parceria com o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior. O concurso destina-se a divulgar os vinhos da região, incentivar a produção e o consumo e atrair novos agentes económicos.
No ano passado, o Quinta dos Currais – Colheita Selecionada (2004), da Quinta dos Currais (Capinha – Fundão), e o Vista TN (2007), da Aliança Vinhos de Portugal, foram eleitos os melhores vinhos da Beira Interior na categoria DOC e vinho regional, respetivamente. O júri atribuiu ainda nove medalhas de ouro e outras tantas menções honrosas, mas também 11 medalhas de prata.