No âmbito da iniciativa “7 Maravilhas da Gastronomia”, a ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela) candidatou oito pratos típicos da região.
Na categoria de entradas, foi proposta a tosta de pão de centeio, com queijo da Serra e mel de urze. Nas Sopas, a Confraria do Borrego apresentou a canja de borrego e a Confraria da Urtiga a sopa de urtigas. Nos Pratos de Carne foi candidatada a alambicada pelo município de Gouveia, enquanto o município de Manteigas concorre com uma receita de feijoca serrana com arroz de carqueja. Na categoria de Peixe, Miguel Camelo candidatou o bacalhau à Camelo (com broa e amêndoa) e, nos Doces, o requeijão à moda da D. Rosalina. Ainda nesta categoria foi também proposto o típico bolo negro de Loriga pelo município de Seia. Esta seleção foi elaborada em conjunto com as entidades proponentes oriundas dos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia, que compõem a ADRUSE.
Além dos representantes de cada município, estiveram representadas as confrarias gastronómicas do Borrego (Celorico da Beira), da Urtiga (Fornos de Algodres), Báquica e Gastronómica da Serra da Estrela (Gouveia) e da Feijoca (Manteigas). Em representação da ADRUSE, Jorge Camelo, conhecido empresário e amplo conhecedor da gastronomia serrana, integra o painel de 70 especialistas do concurso nacional.