A festa das amendoeiras em flor está de volta a Vila Nova de Foz Côa. Aquela que ostenta o título de “capital da amendoeira” prepara-se para receber, no último fim de semana de fevereiro e nos dois primeiros de março, milhares de visitantes que todos os anos se deslocam à região para assistir ao espetáculo proporcionado pela natureza, que pinta de branco e rosa as paisagens durienses.
«Mesmo neste período de crise e de constrangimentos orçamentais, fizemos algum esforço porque entendemos que a festa das amendoeiras, mais do que uma festa em si, é um investimento para o concelho. Já criou raízes no país e fizemos um esforço para que não houvesse cortes no orçamento», explica Gustavo Duarte para justificar o investimento de cerca de 150 mil euros. «Entendemos este certame mais como um investimento do que como uma despesa», justifica. É que, para além do espetáculo natural, a autarquia de Vila Nova de Foz Côa proporciona aos seus visitantes um conjunto de atrações, que têm lugar ao longo das três semanas. Apontando como «único problema» a incerteza das condições atmosféricas, o autarca revela que «adere sempre muita gente a este certame», até porque «já há muito público fidelizado».
A abertura oficial está agendada para as 21 horas de dia 25 no centro cultural, após a qual há uma sessão de “Fado Fozcoense”. O dia seguinte é marcado por uma montaria ao javali, que arranca pelas 9 horas no Clube de Caça e Pesca de Foz Côa. Ao longo da manhã de 26 decorre uma visita ao Museu do Côa e ao núcleo de arte rupestre da Penascoa, numa iniciativa – “Um Percurso, Dois Patrimónios da Humanidade” – que arranca pelas 09h15. A noite será abrilhantada pela cantora Ruth Marlene, que atua na Praça do Município pelas 21h30. No dia 27, destaque para a V Feira de Produtos Regionais de S. Martinho Seixas, que abre ao público às 9 horas. No dia 5 arranca o I Raid TT – Amendoeiras em Flor, na Praça do Município, pelas 9 horas e tem lugar, novamente, a iniciativa “Um Percurso, Dois Patrimónios da Humanidade”. No dia seguinte é a vez do cantor Toy subir ao palco da Praça do Município, pelas 21h30. As festividades terminam no dia 13, com a Feira Franca e o XXIII Passeio de Cicloturismo, às 9 horas, e com o tradicional desfile alegórico, pelas 14h30. A atuação do cantor Leandro, pelas 21h30, e o fogo de artifício, a partir das 23h59 encerram a trigésima edição da Festa das Amendoeiras em Flor.
Rafael Mangana