Arquivo

Arrancaram obras do Centro de Alto Rendimento do Pocinho

Obra deverá estar concluída a tempo de permitir estágios de preparação para os Jogos Olímpicos de 2012

Começou, anteontem, a construção do Centro de Alto Rendimento de Remo, no Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Único no país, o equipamento vai custar cerca de sete milhões de euros e proporcionará as melhores condições para estágios no rio Douro de equipas nacionais e estrangeiras.

As obras foram adjudicadas à empresa Manuel Vieira & Irmãos, Lda, a vencedora de um concurso público a que concorreram uma dúzia de construtoras. O prazo de execução é de 15 meses, pelo que se estima que a empreitada possa estar concluída em Maio de 2012. Se assim for, o centro estará apto a receber algumas equipas de remo com vista à preparação dos Jogos Olímpicos de Londres desse ano. A infraestrutura vai ocupar a área onde estavam os pavilhões que albergaram os trabalhadores envolvidos na construção da barragem. O Centro de Alto Rendimento terá capacidade para acolher 180 atletas e contará com uma zona de treino, uma piscina coberta, ginásio, cantina, uma zona social, uma zona de quartos e um corredor de ligação.

O projecto de arquitectura adoptou uma tradição da região, já os edifícios serão implementados em socalcos, como as vinhas do Douro. Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, trata-se de um equipamento «muito importante» para o concelho dado que será o único existente no país quando estiver concluído. Gustavo Duarte acredita que «vai dotar Foz Côa, e concretamente o Pocinho, de uma infraestrutura bastante interessante e vai gerar um impacto positivo, pois permitirá um maior desenvolvimento de toda a região».

Sobre o autor

Leave a Reply