Arquivo

Concluída remodelação do Paço Espiscopal

Obras custaram cerca de um milhão de euros, totalmente financiados pelos paroquianos

Estão concluídos os trabalhos de recuperação do Paço Episcopal e Cúria Diocesana da Guarda. A obra foi oficialmente entregue na última sexta-feira e custou cerca de um milhão de euros, um pouco mais que os 900 mil euros anunciados inicialmente.

Trabalhos imprevistos à parte, o montante foi inteiramente financiado pela Diocese e paroquianos, cujos donativos e contribuições D. Manuel Felício fez questão de agradecer na cerimónia de entrega das chaves. O regresso a “casa” do Bispo deverá ocorrer até ao final do mês. A empreitada, levada a cabo pela empresa António Ascensão & Filhos, consistiu em remodelar e adaptar o palacete de finais do século XVII/ início século XVIII às condições de habitabilidade dos dias de hoje. «Viver aqui era como estar na casa dos nossos avós há 30 ou 40 anos, pois o edifício tinha os mínimos em termos de conforto», considerou o arquitecto Joaquim Carreira, autor do projecto de remodelação. Nesse sentido, foram instalados painéis solares para aquecimento de água e um sistema de aquecimento central por geotermia através de piso radiante. A intervenção teve em conta as funções de residência, apoio e serviços aos paroquianos prestados pela Cúria Diocesana.

«Tentou-se respeitar o desenho e originalidade do edifício, que é também um património da arquitectura da Guarda», acrescentou Joaquim Carreira. Por sua vez, D. Manuel disse-se «satisfeito» com o resultado, já que foi recuperada «a habitabilidade e funcionalidade» do espaço. As obras tiveram início em Julho de 2009.

Concluída remodelação do Paço Espiscopal

Sobre o autor

Leave a Reply