Dos muitos livros que li até hoje, Mágoas da Escola, de Daniel Pennac, um doa maiores vultos da literatura francesa da actualidade e professor de Francês, é sem dúvida um dos meus preferidos.
Nele o autor faz uma reflexão sobre as dificuldades e angústias do “mau aluno”, ao mesmo tempo que fala de pedagogias capazes de combaterem o insucesso e o abandono escolar. Ele próprio foi um péssimo estudante. Diz ele que, ao contrário do que possa parecer, o “mau aluno” tem muitas vezes tanto ou mais interesse em saber do que um aluno dito normal, tendo só mais dificuldades. A única diferença entre eles está, por vezes e apenas, em encontrar um professor que consiga ver para além das aparências e utilize as suas dificuldades para o ensinar. Um professor, assim, aliado ao empenho e interesse do “mau aluno”, só pode ser bem sucedido, pois, a partir do momento em que detecta as dificuldades do aluno e encontra a metodologia apropriada, consegue dar a este as ferramentas que o levarão ao sucesso escolar e profissional.
Em jeito de conclusão, posso dizer que Mágoas da Escola é um livro de fácil leitura que todos (professores / alunos, pais / filhos, políticos) deveriam ler. Vale a pena.
Carlos Santos (10º B)