Américo Paulino é o novo director do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, substituindo no cargo Armando Reis. A nomeação do novo dirigente foi publicada em “Diário da República” na última segunda-feira. O antigo director do Centro de Emprego de Pinhel assume o lugar, em comissão de serviço, por três anos.
Com 59 anos, Américo Paulino é licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra e mestre em Desenvolvimento Regional e Transfronteiriço pela Universidade da Beira Interior. A sua nomeação foi justificada por ter revelado, em sede de procedimento concursal, «comprovada experiência profissional na área de actuação do cargo, formação profissional nas áreas de interesse do lugar a prover, forte motivação, sentido de organização e capacidade de liderança». O novo director do Centro de Emprego da Guarda esteve à frente do Centro de Pinhel entre Setembro de 2005 e Dezembro de 2010. Antes, entre 1996 e 2002 já tinha sido director do Centro da Guarda. Desde Maio de 2003 que é presidente do Conselho de Administração do Centro de Formação Profissional para a Indústria dos Lanifícios (CILAN) e desde 2007/2008 que é professor convidado, equiparado a Adjunto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.
Já Armando Reis foi excluído do concurso por «se considerar que não cumpria a totalidade dos requisitos legais estabelecidos», confirmou o próprio num comunicado enviado às redacções. Em causa esteve o facto de «não deter seis ou mais anos de experiência profissional em funções, cargos, carreiras ou categorias para cujo exercício ou provimento seja exigível uma licenciatura», acrescentou, anunciando que regressará ao Núcleo de Desenvolvimento do Emprego e à carreira de Técnico de Emprego, «onde, por razões óbvias, o grau de exigência comigo próprio será mais elevado», assume.