Arquivo

Foz Côa travado na fronteira

A jogar com mais um homem durante 51 minutos, Vilar Formoso obrigou o líder do Distrital a ceder os primeiros pontos

O Foz Côa perdeu os primeiros pontos da época em Vilar Formoso, no domingo, onde não foi além de um empate. Ainda assim, acabou por se isolar na frente do Distrital, uma vez que o Sabugal perdeu em Vila Franca das Naves. Disputado sob frio intenso, o jogo fica marcado pela expulsão do fozcoense Fábio Fernandes aos 39’.

Os visitantes entraram melhor na partida, mas com o passar do tempo, o Vilar Formoso foi acertando as marcações e equilibrou a partida, beneficiando mesmo das melhores oportunidades os 45 minutos iniciais. A primeira surgiu aos 21’, com Fredy a cabecear para boa defesa de Valter na cobrança de um livre. Volvidos cinco minutos, Valter teve uma saída em falso num canto que Miguel, à boca da baliza, não conseguiu interceptar com êxito. O Foz Côa tentava chegar junto do último reduto contrário, mas as investidas eram constantemente anuladas pela defesa raiana. Até que Fábio Fernandes viu dois amarelos no espaço de três minutos após ter agarrado, por duas vezes, Pedro Batista no meio-campo quando o atleta do Vilar Formoso partia para o contra-ataque.

Se o fozcoense revelou alguma ingenuidade, o árbitro também teve algum excesso de zelo, pois o jogador travado em falta ainda tinha muitos adversários pela frente. Em vantagem numérica, a formação da casa entrou no segundo tempo com vontade de chegar ao golo e, aos 58’, o técnico Nuno Reis promoveu uma dupla substituição que deu frutos dois minutos depois. Descaído para a direita, João fez um cruzamento para a pequena área, onde surgiu Mauro, num lance infeliz, a desviar para a própria baliza. Contudo, o empate não tardou, pois, aos 64’, Bruno Coutinho cobrou de forma exemplar um livre directo à entrada da área que não deu hipóteses de defesa a Rebelo. Ao contrário do que seria de esperar, o jogo decaiu de intensidade e só aos 87’ se registou nova jogada perigosa, quando Chico Monteiro rematou ao lado após boa triangulação do seu ataque.

O árbitro revelou alguma dualidade de critérios na amostragem dos cartões, em prejuízo do Foz Côa. No final, Nuno Reis considerou que o resultado «se ajusta» ao que se passou na partida: «Na primeira parte estivemos melhor que o Foz Côa e na segunda quebrámos depois do empate», declarou. Pelos visitantes, Dadinho mostrou-se algo agastado com os primeiros pontos perdidos: «Fomos infelizes, pois marcámos dois golos e empatámos o jogo. A expulsão é determinante porque jogámos 50 minutos com menos um homem. Os nossos adversários que estão a lutar pelo título não pensem que queremos ser campeões. Queremos apenas fazer um bom campeonato. Não nos prejudiquem», realçou.

Ricardo Cordeiro Pedro Mesquita protagonizou uma excelente exibição no meio-campo do Vilar Formoso

Foz Côa travado na fronteira

Sobre o autor

Leave a Reply