Gouveia vai ser o palco do início da primeira etapa da 72ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que vai andar na estrada entre 4 e 15 de Agosto. Apesar da apresentação oficial ainda não ter acontecido, já se sabe que depois do prólogo de Viseu, a caravana vai partir de Gouveia no dia 5 de Agosto rumo a Oliveira de Azeméis. A ”cidade-jardim” deixa, assim, de acolher metas para assistir ao arranque dos corredores.
Apesar de haver ainda vários pontos de partida por definir, sabe-se que a sexta etapa, a realizar dia 11, liga Moimenta da Beira a Castelo Branco, estando a etapa mais aguardada de todas que termina no Alto da Torre, saindo de Idanha-a-Nova, agendada para o dia seguinte. A prova termina dia 15 com a ligação entre Sintra e Lisboa.
A capital, palco do prólogo da corrida em 2009, inverteu os papéis com Viseu, que recebeu o contra-relógio final na última edição, num traçado que volta a excluir o Alentejo e o Algarve, pelo segundo ano consecutivo, depois das partidas de Portimão e passagens pelo Alentejo, entre 2006 e 2008. Em 2010, o “crono” individual, entre Pedrógão e Leiria, surge na penúltima etapa, quebrando a tradição de fechar a corrida, provavelmente permitindo uma jornada de consagração na derradeira tirada, entre Sintra e Lisboa.
A emblemática chegada ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, mantém-se na 4ª etapa, antes do dia de descanso, apesar do local da partida ainda estar por definir. Com a descida da categoria, de HC para 2.1, o pelotão da Volta vai integrar as cinco equipas profissionais lusas, a seleção sub-23 e formações continentais, caindo a obrigatoriedade de incluir equipas ProTour e Continentais Profissionais.