Larry Garner, uma das maiores estrelas da cena Blues norte-americana, o trio Michael Hill’s Blues Mob, também dos EUA, e o francês Cisco Herzhaft actam este mês no Jardim José de Lemos, na segunda edição do Transblues – Festival de Blues Béjar Guarda, a decorrer nestas duas cidades entre os dias 14 e 21. O programa para a Guarda, apresentado no TMG na passada sexta-feira, em conferência de imprensa, inclui ainda os portugueses Stonebones & Bad Spaghetti e o projecto espanhol Gatos Bizcos.
O festival – que resulta de uma parceria entre o TMG e a Junta de Castilla Y Léon e tem o apoio da Câmara da Guarda e do Ayuntamiento de Béjar – começa em Espanha na quarta-feira, sendo que do lado português o espectáculo de abertura acontece a 16. Cabe ao grupo Michael Hill’s Mob, de estilo nova-iorquino e especialista no canto negro, o primeiro concerto. No dia seguinte, o Jardim José de Lemos recebe Larry Garner. O guitarrista faz-se acompanhar pelos The Norman Beaker Banda, grupo do Reino Unido que já actuou com outros “monstros” consagrados dos Blues como BB King ou Van Morrison. Para além de músico, Larry Garner é visto como um poeta que gosta de contar histórias sobre o seu passado, o quotidiano e pessoas vulgares. No dia 16 é a vez de Cisco Herzhaft, que conta já com mais de 30 anos de carreira. A sua música mistura blues, flok e ragtime.
Todos os concertos no Jardim José de Lemos começam a partir das 21h30. Já no dia 20, o festival muda-se para o Café Concerto do TMG, onde a música estará a cargo dos Stonebones & Spaghetti, única banda de “bluegrass” em Portugal, pelas 22 horas. Na noite a seguir actuam os Gatos Bizcos, à mesma hora. «O programa deste ano é melhor do que na edição anterior», comparou o director do TMG. Américo Rodrigues está, por isso, confiante no sucesso do evento, que continua a ser de entrada livre: «No ano passado os concertos estiveram cheios e esperamos crescer ainda mais», afirmou. O vice-presidente da Câmara, Virgílio Bento, também presente na conferência de imprensa, considerou que o facto da Junta de Castilla Y Léon ter escolhido o TMG como parceiro para o festival demonstra «a capacidade e o prestígio» da estrutura guardense. Quanto a Béjar, estão previstos os espanhóis Juan Bourbon, Juan Scotsh & Juan Beer, os portugueses Minneman Blues Band, Canned Heat, Climax Blues Band, Bill Evans & Robert Ford, The Fabulous Thunderbirds e também Larry Garner & The Norman Beaker Band e Michael Hill’s Blues Mob.