Arquivo

Cientistas de todo o Mundo festejam

CERN

O LHC (Large Hadron COllider), o maior acelerador de partículas do mundo e maior equipamento científico existente, iniciou com êxito a sua missão!

Podemos afirmar que era o acontecimento científico mais ansiado por toda a comunidade científica e em que se depositam as maiores expectativas.

O LHC é constituído por um anel circular de 27 km de perímetro, situado a cerca de 100 metros de profundidade na fronteira franco suíça e é refrigerado a uma temperatura de 271,4 graus negativos (próximo do zero absoluto). Ao longo deste percurso, percorrido por partículas (neste caso, protões) a uma velocidade próxima da velocidade da luz (300.000Km/s), encontram-se quatro gigantescos detectores, onde vão ocorrer colisões, cujo resultado (trajectórias, energia e outras características) são registados e vão servir para estudo a equipas de Cientistas de todo o Mundo.

Os Cientistas estão a tentar recriar as condições de temperatura e energia que se pensa tenham existido no momento do início do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos e até agora impossíveis de alcançar.

Para além do conhecimento que poderão proporcionar estas experiências, prevê-se que a curto prazo outras aplicações em diversos domínios possam surgir! Um dos campos de aplicação é a Medicina.

Não podíamos deixar de evocar este importantíssimo evento científico recente, até porque a Escola Afonso de Albuquerque esteve presente em estágios de professores no CERN, onde se vive um clima de emoção e onde se sente a presença Portuguesa não apenas no que diz respeito a Cientistas colaboradores mas também a aplicações tecnológicas na construção deste gigantesco laboratório científico. Prometemos no CERN em hora de despedida, festejar quando a experiência se iniciasse com êxito e quando se comprovasse a existência da famosa partícula – Bosão de Higgs- a que alguns chamam partícula de Deus .

Rosa Carvalho (professora)

Sobre o autor

Leave a Reply