Arquivo

Pior que o mundo só a Humanidade

SARA QUELHAS, 3ª CLASSIFICADA NO PRÉMIO RIACHO

Que mensagem querias passar com o teu texto?

Os textos têm a capacidade de ser tão complexos que é impossível reduzi-los a uma só mensagem. Cada um captará um significado pessoal – e isso é que realmente importa.

O que escreves habitualmente? Que hábitos de escrita tens?

Tal como em “Utopia”, tenho por hábito criar personagens e procurar transmitir o que elas sentem no momento. Escrevo muito, basta ter um papel e uma caneta à mão.

Qual a última narrativa que leste e o que achaste?

O último livro que li foi “Eclipse” de Stephenie Meyer. Admiro muito o estilo da escritora, mas não pude deixar de sentir que fica a faltar algo à obra.

A escola é fixe? A Escola pode ser fixe?

A escola pode ser o que fizermos dela. Temos que saber agir consoante a situação em que estamos; pois além da oportunidade de aprender, também há a de brincar.

Se te aparecesse Obama pela frente…

Pedia-lhe que difundisse cá a mesma mensagem de esperança com que inspirou os americanos e os ajudou a acreditar de novo. O povo português bem precisa de um Obama!

A fama atrai muita gente: gostavas de ser famosa?

Não penso muito nisso. Acho que a fama tem vindo a ser sobreposta a todos os valores; para mim, o importante é vir a ser reconhecida pelo meu trabalho.

Quais as férias que gostas (gostarias) de fazer?

Em férias futuras, gostaria de visitar os monumentos mais marcantes da História Mundial. Por outro lado, já pensei várias vezes em conhecer melhor os tesouros escondidos do nosso país.

Gostavas de ser gato? Porquê ou porque não?

Hum… Só pelas sete vidas! E, mesmo assim, penso que dificilmente gostaria de fugir de cães, comer ratos ou ser um animal domesticado. Não há nada como ser-se humano.

Fechas os olhos e aparece o teu anjo da Guarda. O que lhe pedes?

Peço-lhe as asas. Sempre tive o sonho de voar; poder transpor o humanamente possível e sentir o vento na face enquanto experiencio uma infinidade de sensações inexplicáveis e extraordinárias.

A máquina do tempo está à tua disposição: para que época vais?

Não me consigo contentar apenas com uma época. Vou em busca de respostas para os grandes mistérios do passado e do futuro, decifrando finalmente as incógnitas que nos assombram.

O Mundo está mau, não está?

Sim, mas pior do que o mundo está a Humanidade. Sinceramente, não consigo perceber como se critica tanto e se faz tão pouco para mudar o estado das coisas.

Pior que o mundo só a Humanidade

Sobre o autor

Leave a Reply