Arquivo

Tradição inspira dança contemporânea em Famalicão

Projecto “Castanhada” é apresentado amanhã à população de onde sairão os protagonistas

A tradicional pisa da castanha em cestos produzidos pelos artesãos de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, vai inspirar um espectáculo de dança contemporânea a estrear na Casa da Cultura local a 1 de Agosto.

Intitulado “Castanhada”, o projecto, orientado pela coreógrafa Susana Gaspar, é apresentado amanhã à população de onde sairão os protagonistas. Trata-se da primeira criação própria que une a Casa da Cultura e o Centro Cultural de Famalicão, com o apoio da Câmara da Guarda, com o objectivo de privilegiar a participação comunitária. Neste caso, uma coreógrafa, oriunda de Torres Vedras, propõe o retorno a uma prática corporal que caiu em desuso, «mas que de, certa forma, não abandonou os corpos das pessoas», refere a instituição em comunicado. Assim, a pisa da castanha transforma-se «num caminho para tocar ou alcançar as misteriosas relações de amor das pessoas com os montes e com os castanheiros. O mistério também do espaço que fica entre homens e mulheres, nas suas práticas quotidianas e rituais».

Após a estreia, o espectáculo integrará a itinerância do projecto Andarilho, da Câmara da Guarda. Susana Gaspar, actualmente a leccionar Oficina de Movimento na Casa Pia (Lisboa), criou aulas e oficinas de dança para o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém e tem uma vasta experiência artística em projectos de trabalho com comunidades.

Sobre o autor

Leave a Reply