O Dia Internacional dos Museus, que se comemora na segunda-feira, vai ser assinalado um pouco por toda a região com exposições, visitas guiadas, música e até percursos pedestres. Parte das iniciativas, promovidas por museus e autarquias, realiza-se já no domingo, proporcionando assim dois dias de actividades.
No Museu da Guarda há duas exposições para ver na tarde de domingo, a partir das 17h30. Uma delas é de fotografia, intitulada “Olhares diferentes; Patrimónios do Distrito da Guarda”, e a outra é organizada pelo coleccionador Júlio dos Reis Pereira, que mostra peças de barrística de Estremoz. Já na segunda-feira há visitas guiadas ao museu, com entrada livre, e para a tarde está agendado o colóquio “Os Museus e o Turismo”, que conta com a presença da directora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, Anabela Sardo. Na Covilhã, organizam actividades o Museu de Lanifícios e a autarquia. Na manhã de domingo o museu promove um percurso pedestre entre as Penhas da Saúde e a Varanda dos Pastores. A tarde vai ser dedicada a duas exposições, a partir das 18 horas. A primeira é do “Colectivo 4”, que junta trabalhos de pintura, desenho, fotografia e vídeo de vários autores, seguindo-se a inauguração da instalação “Lã/Linho/Seda”.
Ainda no domingo, a Quarta Parede apresenta no museu o projecto “As Máquinas Mudaram a Arte” e a encerrar, pelas 20 horas, espera-se um momento musical pela EPABI – que repete no dia seguinte. O Museu de Lanifícios reabre na segunda-feira com visitas guiadas, entradas livres e ainda com a exposição “Nómadas”, que exibe trabalhos experimentais com lã, de Maria Jesús Manzanares. À tarde o destaque vai para a realização de um segundo percurso pedestre, desta feita na cidade, que propõe o itinerário “Rota da Covilhã – Cidade Fábrica – Percurso da Ribeira da Carpinteira”. Quanto à Câmara da Covilhã, promove a exposição “Os Grandes Museus do Mundo”, patente a partir de segunda-feira e até ao fim do mês. Trata-se de uma mostra que apresenta as pinturas mais representativas dos mais conhecidos museus do mundo, em reproduções de formato de 35cmx25cm.
No Museu Arqueológico do Fundão as actividades ficam-se pelo dia de domingo, com actividades a partir das 14h30. Estão agendados uma mostra de trabalhos da Escola Secundária local, a exposição “O sentir das Coisas – 40 anos de coleccionismo”, de João Barroca, o lançamento da revista “Eburobriga nº 5” e ainda visitas guiadas, também com entradas livres. Já em Almeida será apresentado, na tarde de segunda-feira, um jogo destinado ao público jovem. Trata-se do “Jogo Malwell” para a descoberta do património e história do centro da vila, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a escola EB2,3 + S de Vilar Formoso e a autarquia.