Arquivo

Praia Fluvial de Valhelhas estreia Bandeira Azul

Melhoramentos da zona balnear permitiram a atribuição do galardão, numa intervenção orçada em 2,6 milhões de euros a desenvolver até 2010

A praia fluvial de Valhelhas foi galardoada, pela primeira vez, com a Bandeira Azul. Depois de, no início de 2006, ter apresentado alguns problemas com a água, a zona de lazer recebe este ano a distinção máxima em termos de qualidade da água e das instalações para os banhistas. Satisfeito, o presidente da Junta reconhece que «o galardão dá-nos mais responsabilidade para “segurar” esta bandeira» no rio Zêzere.

Paulo Carvalho sustenta que, «graças ao trabalho desenvolvido, temos infraestruturas de excelência, como um posto de primeiros socorros, bar, chuveiros, áreas de jogos ou uma zona de estacionamento reservada especificamente para utentes com mobilidade reduzida». A distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa premeia o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A qualidade da água é o principal critério para a obtenção deste símbolo. Daí que Paulo Carvalho tenha confessado a «satisfação em termos uma grande praia fluvial, que teve alguns problemas no passado com a água, mas com este galardão partimos logo com uma boa credibilidade, porque a qualidade da água é o principal factor avaliado na atribuição da Bandeira Azul», refere o responsável.

Os referidos melhoramentos, bem como a construção de uma ponte pedonal, representam um investimento de 150 mil euros e inserem-se num projecto de requalificação da praia fluvial e do parque de campismo adjacente, numa obra orçada em 2,6 milhões de euros. Uma parte desse montante, cerca de 1,5 milhões de euros, foi já garantido pela Câmara da Guarda, através do patrocínio da Comunidade Urbana das Beiras . A segunda fase está prevista para o início de 2010 e prevê obras no bar e a reorganização da via. Segue-se depois a fase da requalificação do parque de campismo, com a construção de um anfiteatro. A intervenção na área desportiva inclui a construção de um novo campo de jogos e de um polidesportivo, melhoramentos nas acessibilidades ao espaço, instalação de aquecimento central nos balneários, um ginásio, uma piscina coberta e uma piscina biológica, aproveitando um curso de água próximo. Está será a última etapa do projecto.

Ao contrário de Valhelhas, a praia fluvial de Aldeia Viçosa, também no concelho da Guarda, já é veterana na obtenção deste galardão. Pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Azul será novamente içada nas margens do rio Mondego. Em ambos os locais, a época balnear oficial arranca a 1 de Junho.

Rafael Mangana Praia fluvial de Valhelhas é uma das zonas balneares mais visitadas da região

Praia Fluvial de Valhelhas estreia Bandeira
        Azul

Sobre o autor

Leave a Reply