O TMG estreia esta noite o primeiro festival de marionetas da região com os bonecos de Santo Aleixo (Alentejo). Cabe ao Centro Dramático de Évora (Cendrev) abrir a primeira edição do OVNI – Festival Internacional de Objectos Vivos, que se realiza na Guarda até 6 de Junho. Estão programados oito espectáculos, dos mais tradicionais, vindos do Alentejo ou do Benim (África), pela Companhia Dittout, passando pelas sombras chinesas do Théâtre du Petit Miroir (França) e pelo teatro de objectos para adultos.
«Este é um festival dos objectos que tomam vida, com propostas para todos os gostos e idades e concilia espectáculos tradicionais e contemporâneos», anunciou Américo Rodrigues, director do Teatro Municipal, na apresentação da actual programação do TMG. Além de Portugal, República do Benim e França, há ainda propostas vindas de Espanha e Inglaterra. O OVNI arranca hoje à noite com “Os Bonecos de Santo Aleixo” no pequeno auditório. Numa fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estes títeres de varão conseguem transportar o público para séculos anteriores. O reportório abrange os “Autos da Criação” e cenas como o “Baile das Cantarinhas” e o divertido “Fado do Senhor Paulo da Fonseca e da menina Virgininha”, entre outros, num espectáculo com música interpretada ao vivo com guitarra portuguesa.
Já na quarta-feira entram em cena as marionetas com fios de “Palabras de Caramelo”, dos Títeres de Maria Parrato (Espanha). Trata-se de uma história de amizade entre um menino surdo e um jovem camelo. No dia seguinte estreia-se em Portugal a Companhia Dittout, da República do Benim, que apresenta as marionetas coloridas do “Circo Africano”, construídas a partir de cabaças. Esta proposta resulta de uma colaboração com o Titirimundi – Festival Internacional de Marionetas de Segóvia (Espanha). No dia 21 chegam as marionetas transparentes do Ay Ay Ay Teatro (Espanha), que apresenta o espectáculo “La Oreja de Casilda”, e no final do mês as sombras chinesas do Théâtre du Petit Miroir (França) com a peça “A criança e o rei dragão”. Trata-se de uma extensão do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA LX9), que decorre em Lisboa.
Com o mês de Junho chega também o inglês Stephen Mottram e o seu “Eggbird”, em que bonitas marionetas com fios tomam vida ao serem tocadas. Este espectáculo vem à Guarda no âmbito de uma extensão da XI Bienal Internacional de Marionetas de Évora. O OVNI termina a 6 de Junho com duas produções exclusivamente para adultos pelo Teatro de Marionetas do Porto: “Wonderland”, baseado nas aventuras de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, e povoado de nonsense, e “Capuchinho Vermelho XXX”, teatro de objectos para adultos, no qual as personagens da conhecida história do capuchinho são comida.
Luis Martins