Arquivo

Maldita celulite

Nutrição & Saúde

Principalmente localizada nas coxas, nádegas, região abdominal e braços, a celulite vai-se instalando lentamente sem dar muito nas vistas, e quando damos conta “ela aí está “. Não escolhe sexo mas é na mulher que os seus efeitos se fazem sentir mais e se tornam mais desagradáveis.

Mas afinal o que é a celulite? Trata-se de um processo inflamatório que se desenvolve nas células do tecido adiposo subcutâneo, onde alterações na microcirculação levam a um consequente aumento do tecido fibroso. Daqui se conclui que celulite não significa aumento de gordura, mas alterações inflamatórias das células do tecido adiposo, podendo aparecer tanto em pessoas com excesso de peso/obesidade como em pessoas extremamente magras. Na prática a pele fica com uma aparência ondulada, dando-lhe um aspecto de “casa de laranja “ podendo em casos mais extremos, apresentar depressões mais profundas.

Cientificamente a celulite é denominada de lipodistrofia.

Mas afinal o que pode levar ao aparecimento desta situação tão desagradável e temida por tantas mulheres?

De entre diversos factores, podemos destacar como os principais para a instalação de celulite, factores hormonais, predisposição genética familiar, alimentação descuidada e o sedentarismo.

Os factores genéticos são sem duvida um dos responsáveis pelo aparecimento da celulite, sendo aqueles onde a nossa actuação é mais limitada. Podem explicar a predominância de celulite em determinadas famílias em detrimento de outras.

Os factores hormonais e psicológicos são também importantes na génese da celulite, pois enquanto o stress aumenta a produção de cortisol, uma hormona que provoca a acumulação de gordura e a retenção de água no organismo, a depressão nervosa, está muitas vezes associada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor cerebral que, quando em baixas concentrações, aumenta o apetite e com ele toda a cascata de agressões que culminam no excesso de peso….

Uma alimentação desequilibrada contribui em grande parte para o aparecimento desta estado. O “delicioso grupo” dos doces constitui um dos grupo de alimentos que aumenta a acumulação de gordura no organismo. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba por ser armazenado sob a forma de gordura. As gorduras vêm em seguida no ranking das “tentações alimentares” que favorecem o aparecimento da celulite. Não nos podemos esquecer também dos refrigerantes, águas com gás e do consumo em excesso de sal , que ao provocarem retenção de líquidos, são factores importantes na génese da celulite .

A falta de exercício físico e o sedentarismo são facilitadores da instalação de celulite uma vez que um corpo habituado a pouca actividade física funciona mais lentamente no combate à formação de gordura.

Na luta contra a celulite diversos esforços são necessários, nomeadamente a modificação dos hábitos alimentares, a prática regular de actividade física, a purificação do organismo, o controlo do peso, o uso de cremes anti-celulite, e em casos especiais o recurso a tratamentos específicos. Todos estes esforços em conjunto podem ser utilizados no combate deste que é um dos principais flagelos do sexo feminino especialmente na época estival que se aproxima .

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply