Arquivo

Feira medieval em Castelo Mendo

Aldeia Histórica vive ambiente medieval este sábado com uma centena de figurantes e várias recriações

Cerca de uma centena de figurantes protagonizam, no sábado, uma viagem ao passado de Castelo Mendo, no concelho de Almeida. A Aldeia Histórica é o palco da tradicional feira medieval, organizada pela autarquia e Junta de Freguesia local, com a colaboração dos agrupamentos de Escolas de Almeida e Vilar Formoso e da Escola Profissional de Trancoso.

Por um dia, a vila, cujo foral foi concedido por D. Sancho II a 15 de Março de 1229, volta a regurgitar de regateiros, artesãos, taberneiros, almocreves, cavaleiros, bobos, jograis, monges, damas, nobres, bruxas e mendigos. O ambiente medieval já estará instalado pelas 10 da manhã, quando está prevista a passagem do cortejo régio pelo burgo. Aberta a feira, seguem-se várias actividades e recriações históricas para tornar o dia inesquecível para os visitantes, como a visitação do meirinho e almotacém, combates e torneios a cavalo, autos dos heréticos, jogos tradicionais, espectáculos de fogo e danças. Além disso, a localidade tem muitos pontos de interesse para visitar. Esta jornada histórica culmina com uma ceia medieval, animada por menestréis, jograis, malabares e música trovadoresca e baile da época. Retemperadas as forças, a noite termina com a recriação de um assalto ao castelo, marcado não só pelos combates, com também por farsas e rábulas.

O evento constitui uma boa oportunidade para visitar uma das mais deslumbrantes e misteriosas localidades do distrito, que salta à vista num vale perdido atravessado pela única estrada que lhe dá acesso. Castelo Mendo é um burgo amuralhado sobranceiro ao rio Côa. O aglomerado circular envolto por velhas muralhas é uma visão fascinante entre a serra e a Devesa, à direita, local de pastagem, das bancas da praça e de festas populares. É como que uma estrada para o passado, que se franqueia na Porta da Vila, guardada por dois berrões. Lá dentro procure a Casa da Menda e tente descobrir a cara do Mendo. Mas estes não são os únicos vestígios da história gloriosa de Castelo Mendo, antiga vila de grande movimento mercantil por ter Castela ali à beira e dona de uma feira como não há memória. Desse tempo resistiram casas senhoriais, ruas ancestrais, a Igreja de São Pedro e, no alto, as ruínas de uma igreja e do primeiro castelo com cisterna. Lá em cima, chegue-se ao canto das oliveiras e faça um desejo atirando uma pedra ao Barroco dos Desejos. Já será uma sorte se conseguir acertar.

Evento é uma boa oportunidade para visitar uma das mais deslumbrantes e misteriosas localidades do distrito

Feira medieval em Castelo Mendo

Sobre o autor

Leave a Reply