A autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo vai associar-se às comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) com um conjunto de iniciativas a decorrer no próximo fim-de-semana. Na noite de sexta-feira está previsto um “apagão” da iluminação pública no centro da vila, por um período de duas horas, com o objectivo de assistir ao resultado da ausência de “poluição luminosa”.
“Descobre o céu da Figueira” é o nome dado a este “apagão”, previsto para as 21horas, que conta ainda com uma sessão de observação astronómica orientada por especialistas. Ainda na sexta-feira estão agendadas duas palestras, uma das quais a cargo de Pedro Russo, o coordenador global do AIA2009 – uma iniciativa da União Astronómica internacional e da UNESCO, apoiada pelas Nações Unidas. Pedro Russo – da Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO) – é natural de Figueira de Castelo Rodrigo e apresenta o tema “2009: Um ano para celebrar a Astronomia”. O outro conferencista das palestras, que arrancam pelas 14horas, é Alexandre Aibéo, com “Sol Tranquilo”. Segue-se a inauguração de uma exposição, intitulada “Da terra ao Universo”, que se baseia na mostra de imagens astronómicas da selecção feita pelo projecto internacional “From the Earth to the Universe”.
Já no sábado e domingo, as iniciativas continuam com a realização de sessões no Planetário Portátil do Centro Multimeios de Espinho, instalado no Largo Serpa Pinto. O AIA 2009, que assinala a primeira utilização do telescópio na astronomia, por Galileu, junta 137 países sob o lema “Descobre o teu Universo”. Trata-se de uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na área, mas na ciência em geral. Em Portugal, a iniciativa é organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva e ainda pela European Astronomical Society (EAS).