Arquivo

Campeão do mundo triunfa em Gouveia

Gee Atherton repetiu vitória na Maxxis Cup International

O britânico Gee Atherton, campeão mundial e actual número dois do ranking UCI (União Ciclista Internacional), fez jus à tradição das últimas edições da Maxxis Cup International em Gouveia ao conquistar, no último domingo, o mais alto lugar do pódio, repetindo o triunfo do ano passado.

Os melhores pilotos mundiais protagonizaram espectáculo e emoção na descida do Centro Hípico na primeira prova de downhill da Maxxis Cup International. Atherton registou o tempo de 2m43s311’, batendo o espanhol Bernat Pascual, vencedor em 2003, que desceu o percurso com mais de um segundo de diferença. Arnau Sugrañes, também espanhol, foi a revelação da prova tendo fechado o pódio na terceira posição. O melhor piloto nacional foi o madeirense Emanuel Pombo na oitava posição. Os 367 pilotos inscritos nas diferentes categorias protagonizaram o espectáculo desejado pela organização: elevado nível competitivo entre participantes e emoção até ao final, salientando-se a presença de 60 por cento de atletas estrangeiros.

No sector feminino, a também britânica Tracy Moseley sucedeu a Rachel Atherton como vencedora da descida da categoria Elite, tendo cortado a meta com larga vantagem sobre a compatriota Jessica Stone e a francesa Sophie Borderes, terceira classificada. Ana Martins foi a melhor portuguesa ao conquistar o sétimo lugar. O sucesso da prova de Gouveia – que marca, praticamente, o arranque da época europeia e foi recentemente considerada como uma das 20 melhores do mundo na especialidade – tem motivado os organizadores (a Montycirclemix e a Federação Portuguesa de Ciclismo) a candidatá-la a competição da Taça do Mundo, realidade que se poderá confirmar em 2010.

Sobre o autor

Leave a Reply