10º G
Somos da turma de Desporto do 10º ano, constituída por 15 alunos. Ao contrário do que pensam das turmas de Desporto, nós até nos comportamos bem. Em termos de notas, somos razoáveis, piorando na disciplina de Filosofia, em que os alunos sentem mais dificuldades. Por lógica as disciplinas de Desporto (ODD, PDR e EF) são as que nos dão mais gosto, tanto nas práticas como nas teóricas e são também aquelas em que nos empenhamos mais.
Esta turma tem apenas cinco alunas e 10 alunos, com poucos conflitos.
A maior parte da turma joga futebol federado.
Somos unidos e não entramos nunca em discussão, somos divertidos, como a maior parte dos jovens da nossa idade.
Imaginem o resto…
10º H
Pode-se dizer que é uma turma um pouco complicada devido à diversidade de hábitos escolares, mas, ao longo do período lectivo, a turma tem vindo a estabilizar e os relacionamentos têm melhorado.
Também se pode dizer que o curso de técnico de análises laboratoriais é um curso que exige trabalho devido à carga horária e este facto verifica-se na desistência de vários colegas, ficando só aqueles que têm por ambição seguir a área do curso ou conseguir apenas o 12º ano de escolaridade. Mas todos acham o curso bastante útil, com uma área profissional muito vasta.
Agradecemos a todos os professores o apoio que nos têm dado.
Rafael Sanches (nº14 – 10 H)
11º A
Já convivemos juntos há cerca de um ano, e com a junção de novos elementos para este meio conseguimos de alguma forma contornar alguns problemas e produzir outros, somos uma turma em que se consegue verificar uma grande disparidade entre os vários membros, e também uma grande divisão entre os vários grupos da turma, o que é um facto notório entre professores e alunos.
Como descrever uma turma dividida, separada e com grande dificuldade de relacionamento entre os vários elementos da turma? É simples: como se tem vindo a notar, a turma é então classificada como problemática, uma visão negativista e também derrotista da turma, pois nem tudo são problemas, tendo também elementos que facilmente aceitam os outros, são boas pessoas, sociais e que gostam de interagir com os vários elementos, gostando de diversificar a sua rede social e de amizades, porque no fundo até somos boas pessoas, com alguns elementos um pouco extremistas e com sérios problemas em aceitar as diferenças entre as várias pessoas. Apesar de tudo somos bastante sociais.
Concluímos então que apesar das disparidades entre os membros e todos os seus problemas, no fundo até somos bastante amigos entre todos. Assim caracterizamos a nossa turma, que já tendo passado por muito junta, chega a um ponto em que faz as pessoas que se inserem nela repensar nas suas vidas e em formas melhores de interagir entre si e melhorar as várias relações estabelecidas dentro de si.
Fábio Moreira, Joana Valente, Catarina Monteiro, Joana Ferreira
11º B
Vinte e oito, nem mais um!
Diferentes notas, diferentes objectivos, diferentes ideias, diferentes personalidades… enfim, diferentes pessoas. Parecem demasiadas diferenças, mas quem nos conhece, sabe que, lá no fundinho, é isso que nos une.
Há dois anos que esta “equipa” está junta, não ganhámos nem perdemos nenhum elemento, o que permitiu que as amizades já existentes se aprofundassem e novas se criassem.
“Penalties”, “livres”, “cartões amarelos”, até mesmo “cartões vermelhos” (contra nós claro!) vão-se acumulando numa lista infinita, mas juntos aprendemos a fintar esses obstáculos e, agora, sabemos que unidos somos imbatíveis.
Assim esperamos continuar!
Ana Rita Morais
11º C
11ºC, seremos realmente uma turma? Mesmo sendo tão desunidos? Tão diferentes? Acho que a minha turma, ao ser tão heterogénea, posso considerá-la um verdadeiro reflexo de uma sociedade de extremos, uma sociedade em que o lema é: cada um por si.
Seria bom iludirmo-nos e dizermos que as relações intra-turma sempre foram estreitas mas achei que seria “de valor” retratar a realidade e enfrentá-la como verdade. Como tal, considero a minha turma uma diferença, tanto em personalidades, como em resultados, como em maneiras de viver o dia-a-dia. Considero também que dentro dela encontramos uma desunião intolerável em que se contam pelos dedos os que conseguem levantar a voz e defender o próximo se isso se impuser aos seus interesses pessoais.
Inês Corveira
11º D
Gostamos bastante da turma, somos muito unidos e não podíamos estar numa turma melhor. Apesar dos professores serem bastante exigentes, nós fazemos o melhor para corresponder às suas expectativas.
É óbvio que a turma tem aspectos negativos, pois não somos perfeitos. Mas podemos afirmar que os aspectos positivos ultrapassam todos os defeitos.
João Miguel Lopes
11º E
Este ano, fomos separados de uma turma de 26 alunos mas tivemos de nos habituar à ideia de que agora éramos só nós. Sete rapazes com a sua piada + três raparigas bonitas constituem assim a turma do 11º E. Uns mais inteligentes, outros menos, juntos formamos uma turma unida, sempre com muita brincadeira à mistura. Damo-nos todos bem e isso é essencial numa turma como a nossa.
Simplesmente, somos poucos mas bons.
Mónica, Diana, Pedro P.
11º F
A minha turma… Ser aluno desta turma é um privilégio para mim. Todos os dias descubro coisas novas na turma, coisas que expressam o quanto é bom estar aqui com os meus colegas. Somos alunos simpáticos e por vezes temos comportamentos inadequados na sala de aula mas temos professores competentes e disponíveis que nos ajudam no que for possível. Assim é a turma do 11º F, ou melhor, “a nossa turma”.
Gamal Escórcio da Cunha
11º G
É uma turma grande em número, em energia e em irreverência.
O carácter extrovertido da grande maioria dos alunos traduziu-se e continua a traduzir-se, ainda que, com menor intensidade e menor visibilidade, em aulas agitadas e, até mesmo, problemáticas.
Foram vários os incidentes ocorridos, desde as banais batalhas de arremesso de pastilha elástica, até aos cortes de cabelo forçados, consequência das batalhas anteriormente referidas, passando pela utilização de ambientadores adaptados, aos raptos de apagadores, até à grande e mais elaborada MISSÃO RATATUI, que envolveu a colaboração, extraordinária, de um cadáver de um pequeno roedor, ainda em bom estado de conservação.
A verdade é que com muito esforço e paciência por parte do corpo docente a turma tem vindo a progredir ao nível cognitivo e comportamental.
Por isso, os alunos do 11º G agradecem a todos os professores que se têm esforçado, não só, em ensinar mas também se têm empenhado em tornar este grupo de alunos pessoas mais aplicadas, a fim de obterem o sucesso desejado.
A turma do 11º G – Curso Tecnológico de Desporto
11ºH
Somos a turma de Acção social e no futuro pretendemos ajudar pessoas de grupos de reinserção social.
Somos uma turma pequena e pouco unida, porque por vezes achamo-nos superiores uns aos outros, algo que não deveria acontecer, pois temos de saber lidar com qualquer tipo de pessoas, sendo-nos indiferentes as suas características físicas e psicológicas.
No início desta etapa de três anos, a nossa turma passou por uma fase um pouco má, pois havia rivalidade entre nós.
Achamos o nosso curso muito interessante porque tem muitas saídas profissionais em que podemos auxiliar as pessoas que necessitam a nossa ajuda, como por exemplo idosos, crianças, deficientes, etc.
Tânia Alves e Vânia Proença
11ºI
11ºI… uma turma quase impossível de definir.
Somos únicos, divertidos e extremamente difíceis de aturar.
Conseguimos transformar uma tragédia numa comédia, e isso diz bastante de nós.
Não entrou nenhum elemento na turma desde o 10º ano, o que faz com que nos conheçamos muito bem.
Temos os melhores e mais divertidos professores do Mundo.
Tânia Ferreira 11ºI nº15
11º J
A nossa turma (curso profissional de técnico de análises laboratoriais) pode ser pequena mas é unida. Apesar dos conflitos interpessoais devido a diferentes opiniões, nós conseguimos ultrapassá-los facilmente porque nos respeitamos mutuamente.
Nádia Tomé