Arquivo

Nova temporada no TMG

Susana Félix, Ena Pá 2000, Paulo de Carvalho e Tanya Tagaq são algumas das propostas para o primeiro trimestre de 2009

Uma programação «ajustada às possibilidades», mas nem por isso desprovida de qualidade. E «cosmopolita», acrescenta Américo Rodrigues, director artístico do Teatro Municipal da Guarda (TMG), que recebe mais de 60 actividades entre Janeiro e Março de 2009.

Janeiro começa com o bailado clássico “O lago dos cisnes”, pelo Ballet Estatal Russo de Rostov, no dia 3. Seguem-se os Mississipi Gospel Choir (EUA), nomeado para os Grammys 2008 e, já no final do mês, Susana Félix. Em Fevereiro, o destaque vai para o Inblues – Festival de Blues da Guarda, com Benjamin Tenoval, os britânicos Sons of the Delta e o blues “made in Portugal” dos Nobody’s Bizness. A terminar o ciclo, que este ano deverá ter uma segunda parte no Verão, actua o trio Honeyboy Hickling. Pelo meio, a 13 de Fevereiro, a canadiana Tanya Tagaq está de regresso à Guarda com os seus cantos tradicionais esquimós e, no dia seguinte, apresenta-se a espanhola Buika – que participa no último disco da fadista Mariza. Fevereiro termina com os Ena Pá 2000 no grande auditório. A principal proposta de Março chama-se “Do amor” e será um concerto de Paulo de Carvalho no dia 13.

A música dá depois lugar ao humor de “A verdadeira treta”, com José Pedro Gomes e António Feio, antes do espectáculo mais exótico e “sui generis” desta programação. A 27 de Março, o norueguês Terje Isungset actuará pela primeira vez em Portugal num concerto com instrumentos de gelo. No teatro, o TMG apresenta a nova produção do Projéct~, a estrutura teatral da casa. Trata-se da peça “Querido Monstro”, de Javier Tomeo, encenada por José Neves, que estará em cena de 18 a 20 de Março. Entretanto, de 21 de Março a 17 de Maio, a galeria de arte expõe obras do mestre João Cutileiro. Já o café-concerto acolhe «extensões» dos festivais Imago e Cin’Eco, os projectos musicais “Os quais” e “Peixe:Avião”, para além de um tributo a Bob Marley. O serviço educativo continuará a ser uma «aposta importante» e «um trabalho indispensável», garante Américo Rodrigues. Nesse sentido, está prevista a realização do ciclo pedagógico Waldorf sobre “A arte de educar”. A iniciativa destina-se a crianças, professores e educadores e vai incluir ateliers, teatro e conferências.

Contudo, a grande novidade da próxima temporada é o projecto “Famílias ao teatro”. Um sábado por mês, o TMG vai promover matinés dirigidas ao público familiar. «São espectáculos específicos, que pretendem chegar a todas as faixas etárias», adianta o director. A primeira sessão realiza-se a 17 de Janeiro, com “Peter Pan”, uma peça da companhia Magia e Fantasia. Na apresentação da agenda para os primeiros meses de 2009, realizada na passada segunda-feira, também não faltaram críticas ao Ministério da Cultura. O vice-presidente da Câmara da Guarda, Vergílio Bento, reiterou a necessidade de mais apoios, tendo lamentado que a tutela continue a não prever «qualquer tipo de financiamento» para o TMG no próximo ano. Uma situação que considerou «caricata», já que o equipamento «tem tido apoio dos poderes públicos de Espanha», recordou.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply