A contagem decrescente para a noite de Natal e todas as festividades a ele associadas já começou. É, por excelência, a época da reunião das famílias e com ela os excessos consumistas e gastronómicos.
Propomos-lhe algumas sugestões para a sua ceia de Natal e as demais refeições desta época festiva de modo a torná-las mais saborosas, saudáveis, e menos calóricas.
Comece desde já a programar a ceia e o almoço de Natal. A escolha do menu está facilitada, pois cada região do país tem o seu menu tradicional, passando habitualmente pelo “fiel amigo” bacalhau. Faça com antecedência a lista de todos os alimentos que necessita comprar, deste modo não se esquecerá de nada nem irá comprar nada desnecessário. Faça as suas compras com calma e com tempo.
Resista à tentação de cozinhar em excesso, principalmente no que diz respeito aos doces e aos fritos, tão tradicionais desta época.
Opte pelo tradicional bacalhau cozido acompanhado com batatas cozidas (poucas) e legumes cozidos, destacando a couve penca e os brócolos, temperadas sempre com um bom azeite. O peru assado acompanhado por um arroz de passas e pinhões e uma salada é outra sugestão para a sua ceia/almoço de Natal.
As sobremesas tradicionais, normalmente à base de fritos, caldas de açúcar ou chocolate, são altamente calóricas. Não as consuma todas na mesma refeição, pois o organismo não consegue eliminá-las quando consumidas no mesmo dia em grandes quantidades. Opte por ingeri-las em dias diferentes, comendo uma num dia e outra no outro dia. Se quiser fugir aos doces tradicionais, opte pela fruta e pelas sobremesas de frutas, nomeadamente as mousses de frutas. Os tradicionais frutos secos são deliciosos e saudáveis, pois têm muitas vitaminas e minerais, mas atenção, tudo o que é ingerido em excesso engorda. Exagerar nas bebidas alcoólicas nunca é bom, mas para o tradicional e emocionante brinde, a melhor opção é mesmo o vinho tinto.
Lembre-se, e não se esqueça de que pode aproveitar o final da tarde ou o início da manhã, para gastar alguma energia acumulada nestes dias, uma boa caminhada só será benéfica, o seu organismo agradece.
Agora é só esperar pelo grande dia e pôr em pratica estes conselhos.
Divirta-se, “goze” a sua família e tenha uma óptima e saudável ceia de Natal.
E… já agora, Bom Natal!
Por: Inês Campos