O sistema é o mesmo e funciona. É a conclusão a que se pode chegar depois de uma conversa com Elisa Gaspar, coordenadora do Serviço de Ocupação Plena dos Alunos (vulgo S.O.P.A.).
Como funciona? Depois da sinalização da falta de um professor pelo funcionário do respectivo corredor, coloca-se se possível um professor da disciplina em falta nessa turma. Se, no lote de professores em actividade de substituição, não houver um professor da mesma disciplina, entrará um outro de qualquer departamento segundo um regime de rotatividade. Cada professor entra por meio bloco (45 minutos) dando lugar a outro professor no final do meio bloco, com um pequeno intervalo em que os alunos podem sair da sala de aula.
Grande parte das substituições têm sido de Espanhol (iniciação) e Educação Física, devido à dificuldade de colocação de um professor de Espanhol e a um problema de saúde, para além dos professores envolvidos em acções de formação pelo CNO (Centro Novas Oportunidades). Acontece é que nos dois primeiros casos os professores substitutos não eram da mesma disciplina, pelo que os alunos perderam a possibilidade de avançar nessas matérias, resumindo-se a acção do professor a actividades recreativas gerais.
As actividades desenvolvidas nas aulas na maior parte dos casos partem dos materiais disponibilizados pelos grupos, que mantêm os materiais do ano passado e já começaram a integrar materiais novos. De um modo geral, segundo Elisa Gaspar, as aulas revelam-se proveitosas.