Arquivo

Associação de Pais começa actividades

Espaço da APPE

Com o início do novo Ano Lectivo, começa também a actuação no terreno da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Logo no arranque do ano, a APEE reuniu para definir as linhas orientadoras para o novo ano, na qual foram abordados vários assuntos e aprovado o Plano de Actividades para 2008/2009. O P.A. pode ser consultado na nossa página na Internet; http://www.esaag.pt/apesaag/

Tivemos já uma reunião com o Presidente do Conselho Executivo, com o intuito de alertar para aspectos, que nos parecem menos bem, porque nos chegaram algumas manifestações de insatisfação, nomeadamente sobre o funcionamento da Cantina, no que diz respeito à qualidade e quantidade dos alimentos ali servidos. O Dr. António Soares manifestou a abertura ao diálogo que sempre tem pautado o nosso relacionamento e deu-nos a possibilidade de falar com a responsável, com quem trocámos algumas ideias, fazendo algumas sugestões para que se possa melhorar esse serviço.

Realizou-se no dia 16 de Outubro de 2008 às 21H00 a Assembleia-Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação, no Auditório da Escola. Não sendo ainda uma grande participação, compareceram 34 Encarregados de Educação, o que nos deixou de algum modo satisfeitos.

Na reunião da Assembleia-Geral, foram tratados os seguintes assuntos:

1 – Balanço da actividade durante o Ano Lectivo de 2007/2008.

Neste ponto, destacamos alguns objectivos conseguidos que nos parecem importantes: a legalização da APEE e a obtenção do cartão de contribuinte; a página da APEE na Internet que se pode aceder directamente com o endereço http://www.esaag.pt/apesaag/ ou pelo link existente na página principal da Escola; o endereço de e-mail associacaodepais@esaag.pt, para que todos possam comunicar com a APEE.

2 – Relatório de contas da Associação.

As contas foram aprovadas por unanimidade, com o parecer favorável do Conselho Fiscal. Foi abordado o problema da falta de verbas e financiamento da APEE, que dificulta e muito a nossa missão. Para resolver esse problema, uma vez que não está fácil a obtenção de subsídios por parte das Entidades Oficiais, foi sugerido por um dos Pais que, cada Encarregado de Educação, podia voluntariamente contribuir com pelo menos 1 €, podendo este valor ser enviado pelo Educando e ser entregue na Escola (na Secretaria ou ao Director de Turma). Esta medida foi aceite por todos e pensamos que poderá ser uma maneira, quiçá a única, de obter financiamento.

3 – Eleição dos novos Corpos Gerentes.

Dado que alguns membros da APEE, nomeadamente da Mesa da Assembleia e Conselho Fiscal, renunciaram ao mandato, por já não terem Educandos na Escola, foi necessário proceder a nova eleição. A Direcção mantém-se por mais 2 anos. O novo Presidente da Mesa da Assembleia Geral passou a ser o Dr. Jorge Manuel Libânio Monteiro e o Presidente do Conselho Fiscal o Arq. José Alves Carreira. Estas informações estão já disponíveis na página da APEE.

4 – Em conformidade com o Decreto-Lei 75/2008 de 22 de Abril foram eleitos, por proposta da Direcção da APEE, os 4 representantes dos Pais que irão integrar o Conselho Geral Transitório. Os Pais eleitos foram: Manuel Alberto Soares Varelas; Paulo Jorge Pires Sanches; Luís Manuel Salvador S. Fernandes; Ana Margarida Pires Dias L. Cardoso.

Foi apresentado o Plano de Actividades para o Ano Lectivo de 2008/2009 (podendo este ser consultado na nossa página na Net).

No final dos pontos da Agenda, foi dada a palavra aos Pais, tendo a reunião sido bastante participada. O Dr. António Soares, que convidámos para estar presente, esclareceu as questões apresentadas e tomou nota de algumas sugestões a por em prática ou a propor ao Conselho Pedagógico. Destes destacamos a questão levantada em relação à avaliação dos alunos, que se pretende mais transparente e encarregámos o nosso representante, Sr. Joaquim Manuel Cardoso Rodrigues de levar o assunto à próxima reunião do C. Pedagógico. O Dr. Soares fez depois uma panorâmica geral do que vão ser as obras na nossa Escola, que vai ser alvo de uma transformação profunda. Com esta remodelação, vai ser finalmente possível concretizar uma das sugestões apresentadas pela APEE em 2007, não sendo nessa altura possível, por falta de orçamento: referimo-nos ao Cartão Magnético, que permitirá controlar a entrada e saída na Escola e efectuar compras na Cantina, Bar e Papelaria, sem necessidade dos alunos andarem com dinheiro na Escola.

Aconselhamos a consulta da nossa página na Internet e agradecemos o envio das vossas sugestões, críticas, ou outros assuntos, para o nosso e-mail: associacaodepais@esaag.pt.

O Presidente da APEE

Manuel Alberto Soares Varelas

Sobre o autor

Leave a Reply