Arquivo

Mais de 500 caloiros chegam à região na segunda fase

UBI completou 95 por cento das vagas, enquanto que o IPG conseguiu preencher 78 por cento

A Universidade da Beira Interior vai receber 309 novos alunos na segunda fase de acesso ao ensino superior. Feitas as contas, este ano a UBI conseguiu preencher 95 por cento das vagas. Desta vez, o curso com mais alunos foi o de Sociologia, com 25 novos estudantes, enquanto que Engenharia Têxtil e Engenharia Electromecânica foram os menos procurados, cada um com apenas três estudantes. A nota de ingresso mais alta registou-se em Medicina, onde o último colocado entrou com 18,2. Ao invés, Estudos Portugueses e Espanhóis registou a nota mais baixa, apenas 10,7.

Bioquímica tem 16 novos alunos, Biotecnologia acolheu 10, Ciência Política e Relações Internacionais conseguiu nove colocados e Ciências da Comunicação 10. Em Cinema entraram 13 estudantes na segunda fase, ao passo que em Design de Moda foram 12 e em Design Industrial seis. Design Multimédia conseguiu 12 caloiros, Economia nove, Engenharia Civil oito, Engenharia Informática seis e Filosofia cinco. Em Gestão foram nove, Marketing recebeu cinco, Optometria 13, Psicologia seis e Química Industrial 16. No caso de Tecnologias e Sistemas de Informação foram preenchidas mais 24 vagas. Em Arquitectura 23, Ciências Biomédicas 16, Ciências Farmacêuticas 12, Ciências do Desporto 22. Já Engenharia Aeronáutica vai ter mais seis alunos, Medicina seis e Estudos Portugueses e Espanhóis quatro.

Quanto ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG), só conseguiu preencher 78 por cento das vagas disponíveis, ficando aquém dos resultados do ano lectivo passado, em que foram preenchidas 97 por cento. Este ano, a instituição recebeu 623 novos estudantes, sendo que 208 chegaram na segunda fase. Animação Sociocultural conseguiu 18 novas matrículas, enquanto que Desporto teve nove colocados, Comunicação e Relações Económicas cinco, Comunicação e Relações Públicas 33 e Educação Básica 20. Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o curso de Contabilidade tem mais 19 alunos, Design de Equipamento 16, Engenharia Civil 20 colocados, Engenharia do Ambiente 16, Engenharia Informática 17, Engenharia Topográfica quatro, Gestão 11, Gestão de Recursos Humanos 28, Marketing 19 e Secretariado e Assessoria de Direcção 8 colocados. Em Seia, Gestão Hoteleira conseguiu 14 caloiros, Turismo e Lazer 11 e Restauração e Catering 11. Quanto à Escola Superior de Saúde, entraram cinco alunos, em Enfermagem foram quatro. As matrículas vão decorrer ao longo da próxima semana. Só haverá terceira fase de acesso nos estabelecimentos de ensino superior que declarem a intenção de a realizar.

Sobre o autor

Leave a Reply