A partir de amanhã até 7 de setembro, meia centena de futuros médicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão estar em Vila Nova de Foz Côa, para promover bons hábitos de saúde através de ações de formação e de educação junto da comunidade local.
Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), durante uma semana os estudantes vão desenvolver rastreios de diabetes e hipertensão, sessões de envelhecimento ativo, visitas ao domicílio para a «prestação de cuidados de saúde primários» e breves formações em «diversos temas de saúde para combater a desinformação». Vai decorrer na mesma semana também a atividade que «transforma um “hospital” num espaço para brincar», com o objetivo de mostrar aos mais jovens que não precisam de ter «receios na hora de ir ao médico» afirma a FMUP.
A iniciativa é intitulada “Medicina Vai” e serve como «alerta» para as «carências» nos cuidados de saúde nas regiões mais periféricas do país e, para sensibilizar os estudantes para o «papel crucial que poderão vir a desempenhar enquanto futuros médicos», salienta a FMUP.