Helena Baltasar dos Santos, aluna do mestrado integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu o Prémio de Arquitetura Luiz Conceição, com o projeto “Espaço para o Adeus às Obras, Morille, Espanha”.
Este trabalho resultou de um intercâmbio realizado em abril de 2023, em que 70 estudantes de Arquitetura da UBI se deslocaram à Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valladolid. Alunos de 1º ano da UBI e do 4º ano da ETSAVA desenvolveram, em registo de atelier vertical, um exercício sobre um mesmo espaço subordinado ao tema “Espaço para o Adeus às Obras”.
O desafio consistiu em propor uma intervenção «em sintonia» com o Cemitério de Arte em Morille (Salamanca), criado pelos artistas espanhóis Domingo Sánchez Blanco (1955-) e Javier Utray (1945-2008) e cujo propósito é «o soterramento de peças de reconhecido valor artístico e/ou vinculadas ao âmbito da arte de vanguarda, partindo da ideia que o próprio soterramento não é mais importante que o processo de enterrar», adianta a UBI.
Helena Baltasar dos Santos apresentou um espaço para acolher o momento simbólico do “último adeus” às obras a soterrar, num trabalho desenvolvido em colaboração com o Ayuntamiento de Morille. Sara Pinto, Maria Cavaleiro e Carolina Azevedo (1º ano) e Letícia Marie Mendes (3º ano) – com dois trabalhos – foram outras estudantes da UBI finalistas do Prémio de Arquitetura Luiz Conceição, que é promovido pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com o intuito de homenagear o arquiteto e professor e, simultaneamente, distinguir trabalhos de alunos do 1º ciclo de estudos em Arquitetura, inscritos em instituições de ensino nacionais e internacionais.
De acordo com a UBI, a equipa da disciplina Projeto do 1º ano de Aquitetura integrou os docentes Rita Ochoa, João Sequeira, Miriam Ruiz Íñigo e Pedro Isaac Brandão, enquanto a de Projeto do 3º ano foi formada pelos docentes Jorge Marum, Pedro Gadanho e Rogério Galante.