Sociedade

Constituída Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela

Associação
Escrito por Efigénia Marques

Está constituída a Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela. A nova entidade foi formalizada na sexta-feira, nos Casais de Folgosinho (Gouveia), para executar as componentes municipais do Plano de Revitalização da Serra da Estrela, que tem uma dotação de 155 milhões de euros, elaborado após o incêndio de 2022.
Presente na cerimónia de escritura pública de constituição da associação, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, assegurou que o Governo está ao lado dos autarcas na valorização da Serra da Estrela para fixar pessoas e elogiou o anterior Governo pelo Plano de Revitalização.
«É importante que as pessoas possam ter condições de continuar a viver cá e que outras possam optar por viver cá», afirmou, elogiando o facto da associação ser uma iniciativa dos autarcas. «O Governo irá dar uma grande atenção para apoiar as soluções que os municípios vão encontrar, acrescentou.
A Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela é constituída pelas autarquias de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia, do distrito da Guarda, e da Covilhã, no distrito de Castelo Branco. «Queremos fazer. Vamos ter de mostrar que desta vez é diferente», afirmou o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, enquanto Sérgio Costa, autarca da Guarda, realçou que o Plano de Revitalização é «uma oportunidade verdadeira» para transformar o território e que que este é «um exemplo de coesão territorial». Os autarcas sublinharam ainda a necessidade de se avançar com projetos estruturantes para o território como os investimentos relacionados com a água e a economia verde, mas também para a fixação de pessoas.
Para o presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, o objetivo é tornar o Parque Natural da Serra da Estrela «um exemplo sustentável» e o vice-presidente do município da Covilhã, Serra dos Reis, falou «na esperança» deste Plano ser uma forma de resolver os problemas locais. A sede da Associação fica no Centro de Interpretação da Torre, no alto da Serra da Estrela, no concelho de Seia, e o mandato do Conselho Diretivo será anual exercido de forma rotativa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply