O município de Gouveia inaugurou no sábado as obras de requalificação da Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego, num investimento de cerca de 155 mil euros, que servirá de apoio a caminhantes da rota GR22 das Aldeias Históricas de Portugal.
A intervenção teve como objetivo a adaptação desta antiga Casa do Guarda florestal do Sumo do Mondego, também apelidada de “Casa dos Astrónomos”, para preservação e interpretação da biodiversidade em torno daquele rio e para acolher também atividades de dinamização ambiental. A edifício encontra-se num local junto ao Mondego, na União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra.
O vereador do Turismo da Câmara de Gouveia, José Nuno, afirma que a casa abrigo servirá como «apoio às pessoas que façam a GR22», uma rota que está integrada na rede de circuitos das Aldeias Históricas de Portugal e que passa por Gouveia. O autarca salienta que esta nova «infraestrutura turística» será também um posto de «promoção da oferta de produtos endógenos do concelho» e que terá uma programação «feita pelo município» em colaboração com entidades como a rede das Aldeias Históricas e o Geopark Estrela.
A cerimónia de inauguração contou também com a assinatura de um protocolo de colaboração entre o município gouveense e as Aldeias Históricas de Portugal, para o “Refúgio GR-22 Grande Rota das Aldeias Históricas”, no âmbito da gestão e corporização de outra infraestrutura de apoio para os utilizadores da rota, que é a “Casa ou Casão das Sementes”.
O dia contou também com a apresentação do novo percurso pedestre da Rota do Sumo do Mondego, que integrará a Rede Municipal de Percursos Pedestres, no âmbito de um projeto liderado pela Associação Geopark Estrela, que tem o objetivo de melhorar a visitação do património geológico do Geopark. Este trilho iniciado no concelho de Gouveia tem cerca de 10 quilómetros e para o vereador, José Nuno, o objetivo é «valorizar alguns dos pontos de interesse mais importantes do concelho de Gouveia no que diz respeito ao maciço central da Serra da Estrela, que fica no nosso concelho».