Foi preciso esperar pela última jornada do campeonato para o Guarda FC se sagrar campeão distrital e garante a subida ao Campeonato de Portugal na próxima temporada. No domingo, os guardenses receberam e venceram o Sporting do Sabugal (10º classificado) por 3-0 e fecharam a época com 54 pontos, mais um que o Vila Cortês do Mondego.
No Estádio Municipal da cidade mais alta, o jogo que decidia tudo no Distrital da AF Guarda só “mexeu” na segunda parte com golos de Luís Vendeiro (64’), João Velho (73’) e Pedro Rodrigues (90’). Em Aguiar da Beira (12º), o Vila Cortês do Mondego também precisava de ganhar, mas o 3-2 final deixou tudo na mesma em termos classificativos. No final da partida, José Catalino, presidente do Guarda FC, afirmou que «não foi um campeonato nada fácil, foi mesmo até ao último dia e é um campeonato que tem um sabor especial porque é o primeiro campeonato do clube». O dirigente dedicou o título «à equipa, ao treinador e a todas as famílias e pessoas que nos apoiaram nesta jornada», acrescentando que, «agora, a fasquia está muito elevada e amanhã vamos começar já a trabalhar e decidir como vai ser o futuro deste clube». O treinador Frederico Gonçalves também é de opinião que «não foi um campeonato fácil», lembrando que «na primeira volta não demos oportunidade aos adversários, mas depois começaram a criar-nos muitas pedras no caminho e a verdade é que conseguimos dar a volta por cima e somos os justos campeões».
Nos restantes jogos da última jornada, o Fornos de Algodres goleou em casa o Freixo de Numão (14º) por 5-0 e fechou o pódio do campeonato em igualdade pontual (48 ponto) com o Foz Côa, que terminou na quarta posição após vencer o Sporting Celoricense (5º) por 3-1. O Sporting da Mêda (6º) perdeu 2-1 em Manteigas (11º), o Trancoso (7º) foi empatar 1-1 ao terreno do Vilanovenses (8º) e o Vila Franca das Naves (13º) goleou em casa o São Romão (9º) por 5-2. Vila Franca das Naves e Freixo de Numão descem de divisão, enquanto o Guarda FC sobe ao Campeonato de Portugal. Os guardenses e o Vila Cortês vão disputar a primeira eliminatória da Taça de Portugal, tal como o vencedor da Taça de Honra da AF Guarda, cuja final está marcada para este domingo, na Mêda, entre o Figueirense, campeão da IIª Divisão e recém-promovido ao escalão principal, e o Vila Franca das Naves. André Jesus, do Vila Cortês, voltou a ser, pelo segundo ano consecutivo, o melhor marcador do campeonato, desta vez com 28 golos em 23 jogos.
Guarda FC é o novo campeão distrital
Cinco anos após a sua fundação, clube mais recente da cidade conquista título e sobe ao Campeonato de Portugal