Arquivo

GANEC – AENEBEIRA dispõe de um Gabinete de apoio aos novos empresários

A AENEBEIRA disponibiliza, a partir deste mês, a todos os associados e comunidade empresarial em geral da sua área de intervenção, um Gabinete de Apoio aos Novos Empresários do Comércio, denominado GANEC.

A quem se dirige?

O GANEC dirige-se a todos aqueles que proponham lançar um novo projecto empresarial na área do comércio e serviços ou que, já o tendo feito, estejam no período inicial da sua concretização – até dois anos após o início de actividade.

Está hoje comprovado que a alta taxa de insucesso de novos projectos empresariais – a “taxa de mortalidade” nos primeiros anos de vida é particularmente elevada entre nós – se deve à insuficiente preparação dos mesmos, quer no plano das competências individuais de gestão, quer a nível da estruturação e planeamento do negócio a desenvolver.

As boas ideias não dispensam um conhecimento técnico dos problemas, seja na concepção e definição precisa do projecto a realizar, seja na análise das condições do mercado e na previsão rigorosa e quantificada dos custos e proveitos estimados. O risco, que é inerente a qualquer projecto empresarial, reforça a necessidade de um grande rigor na preparação e execução do mesmo. O improviso e o imediatismo são hoje incompatíveis com um projecto de sucesso e o GANEC tem como objectivo contribuir para que o número de projectos bem sucedidos possa aumentar, assegurando assim uma maior competitividade no sector de comércio e serviços.

Quais os serviços prestados?

O GANEC presta um conjunto diversificado de serviços que, sendo complementares uns aos outros, recomendam uma utilização integrada dos mesmos.

Baseando-se na filosofia da formação-acção, a AENEBEIRA presta um apoio essencialmente individualizado/personalizado onde, através da figura do conselheiro GANEC, se propõe a acompanhar o futuro empresário desde o desenvolvimento de uma ideia até à fase inicial da sua concretização numa actividade empresarial efectiva.

Os serviços que prestam envolvem:

• Informação gratuita sobre as regras básicas do exercício da actividade, os aspectos formais exigidos para o início da mesma ou os instrumentos financeiros adequados ao projecto;

• Formação em sala sobre conhecimento dos mercados e regras fundamentais de gestão;

• Formação/Consultoria individualizada, visando a preparação do projecto e orientada para a elaboração de um Plano de Negócios a executar;

• Consultoria às empresas, quer de carácter geral, quer especializada (marketing, merchandising, decoração/vitrinística), durante a fase inicial de concretização do projecto, ou seja, nos dois primeiros anos.

Sobre o autor

Leave a Reply