“Natal, Natal, é no comércio tradicional!”. A velha máxima continua a ser defendida por todas as Associações Comerciais da região mas, este ano, nem todas vão apostar em campanhas de animação para atrair os clientes para as lojas tradicionais.
O tempo é de “apertar o cinto” e não são só os consumidores que o irão fazer. As Associações de Comerciantes também estão em contenção orçamental e o corte de verbas faz-se sentir essencialmente na animação natalícia. Apenas a Associação Comercial da Guarda (ACG) e a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACICF) vão desenvolver animação nas principais artérias comerciais, sendo esta última aquela que apresenta a campanha mais ambiciosa.
Desde o dia 4 deste mês que a ACICF se encontra a desenvolver a campanha de Natal sob o lema “Em tempo de Natal quem compra no Comércio Tradicional é Rei” e tendo como imagem central os “Três Reis Magos”. A campanha, que vai decorrer até 6 de Janeiro, já se nota no ar com música ambiente alusiva à época, sendo que as ruas serão também animadas com mimos, “homens-anda”, Brigada e Bandas de Pais Natal e Grupo de Bombos. Paralelamente, e para incentivar os consumidores a fazerem as suas compras no comércio tradicional, a ACICF está a promover um “Sorteio de Natal”, cujos clientes se habilitam a ganhar um automóvel, uma viagem aos Açores para duas pessoas ou um GPS. Já os comerciantes que distribuírem as senhas premiadas, também serão contemplados. O sorteio será realizado no dia 6 de Janeiro durante o Jantar de Reis com os associados. Os comerciantes têm ainda a possibilidade de participarem no “Concurso de Montras de Natal”, no qual os proprietários dos estabelecimentos com as vitrinas mais bonitas serão premiados. A campanha, que ronda os 30 mil euros e é financiada através da quotização dos sócios, fundos próprios da ACICF e com verbas da candidatura ao Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio (ModCom), será ainda complementada com a colocação de “outdoors” nas principais artérias, telas e placards publicitários na cidade e na comunicação social.
«Só com um comércio animado é que podemos concorrer com as grandes superfícies», disse a “O Interior” Rogério Hilário, afirmando que a ACICF tem a «obrigação de ajudar os associados a dar a volta por cima, incentivando-os» na aposta do comércio tradicional. Por isso, e para além dos atractivos desta campanha, o presidente da ACICF destaca ainda o «atendimento personalizado e a diversidade de lojas» como factores importantes para que as pessoas comprem no comércio tradicional.
Pais Natal e duendes nas ruas da Guarda
Na zona comercial da Guarda, a animação de Natal vai começar este sábado e vai prolongar-se até dia 24. Para tal, a Associação Comercial da Guarda (ACG) vai apostar em animação de rua com figuras típicas da quadra, nomeadamente Pais Natal e duendes, havendo ainda um trenó que irá circular na zona comercial para «dar apoio logístico aos clientes», explicou Paulo Manuel, vice-presidente da ACG. Para breve, estará ainda a colocação de uma árvore de Natal gigante com a Câmara, que também deverá promover um concurso de montras de Natal. E se as condições climatéricas ajudarem, haverá insufláveis para animar as crianças enquanto os pais fazem compras. Apesar de reconhecer que a falta de estacionamento é um dos maiores problemas no centro da cidade, Paulo Manuel acredita que os guardenses vão continuar a fazer as suas compras nas lojas de comércio tradicional, pois «sempre que o cidadão possa comprar bem, que o faça no comércio tradicional». Isto porque, aqui, «há qualidade de oferta» e «capacidade para responder às necessidades» dos consumidores. Além disso, serão, «seguramente, bem atendidos», assegura Paulo Manuel.
Já na Covilhã, este Natal, e contrariamente ao que se verificou em anos anteriores, não haverá animação. «Não foi possível por de pé a candidatura ao ModCom e, por isso, não há verbas específicas», justificou Miguel Bernardo, presidente da comissão executiva da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), adiantando que será lançada apenas uma revista nesta quadra sobre o comércio tradicional nos concelhos que representam. Mas os mais novos, poderão divertir-se no carrossel instalado no Pelourinho (em pleno centro da “cidade neve”). Em situação semelhante está a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, que também não vai desenvolver nenhuma actividade específica nesta quadra. «Não há apoios para estas actividades», disse o presidente António Oliveira, referindo que haverá apenas um concurso de montras e distribuição de sacos alusivos ao Natal nos estabelecimentos associados.
Liliana Correia