A 22ª jornada ditou novo líder no Distrital da Iª Divisão da Associação de Futebol da Guarda. A quatro jogos do fim do campeonato, o Guarda FC reassumiu o comando com dois pontos de vantagem sobre o Vila Cortês numa prova que está a revelar-se das mais equilibradas das últimas décadas, já que há apenas cinco pontos de diferença entre as primeiras cinco equipas.
No último domingo, o Municipal da cidade mais alta foi palco do jogo grande da tarde, com o Guarda FC, então segundo classificado, a levar a melhor sobre o Fornos de Algodres, terceiro, por 2-1. Guilherme Barbosa e Pedro Rodrigues marcaram para os locais, enquanto o golo dos visitantes foi apontado por João Correia. Numa partida marcada por algumas decisões polémicas da equipa de arbitragem, o guarda-redes Filipe Gonçalves foi decisivo na vitória dos guardenses ao defender um penálti perto do final da partida. De resto, após o apito final registaram-se incidentes dentro e fora do campo. Em São Romão (7º classificado), a formação local derrotou o Vila Cortês (2º) por 2-1, enquanto o Sporting Celoricense (3º) recebeu e goleou 5-1 o Sp. Mêda (6º).
Nos restantes jogos, o Foz Côa (4º) venceu em casa o Sp. Sabugal (10º) por 3-2, o Vilanovenses (9º) perdeu 1-0 em Manteigas (12º), o Trancoso (8º) foi ganhar 3-0 a Vila Franca das Naves (14º) e o Aguiar da Beira (11º) foi surpreendido em casa pelo Freixo de Numão (13º), que ganhou 3-2. O Guarda FC lidera com 45 pontos, seguido do Vila Cortês (43), Celoricense (42), Vila Nova Foz Côa (41) e Fornos de Algodres (40). Também no fundo da tabela houve mudanças, com o Freixo de Numão a “entregar” o último lugar ao Vila Franca. A 23ª jornada está marcada para 14 de abril com os jogos Vilanovenses-Guarda FC, Vila Cortês-Celoricense, Fornos- São Romão, Mêda-Foz Côa, Sabugal-Vila Franca, Trancoso-Aguiar da Beira e Freixo Numão-Manteigas.
Na IIª Divisão disputou-se a 16ª e antepenúltima jornada do campeonato, que ficou marcada pela goleada que o Paços da Serra infligiu ao Gonçalense (9-0). A vitória coloca a equipa do concelho de Gouveia às portas da subida à Iª Divisão. Por sua vez, o Gouveia B foi surpreendido em casa pelo Sp. Vilar Formoso (2-1), o Guarda Unida foi ganhar 3-1 ao Soito e o Casal de Cinza empatou sem golos em Nespereira. Com o Figueirense, que folgou nesta jornada, já “coroado” campeão, duas equipas lutam agora pela segunda vaga de acesso ao campeonato principal: Paços da Serra e Sp. Vilar Formoso.