A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) lidera um consórcio de 28 entidades públicas e privadas para promover o turismo náutico de interior.
A respetiva candidatura foi submetida ao PROVERE da Região Centro, num projeto que abrange 77 concelhos das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Região de Leiria, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões. Designada por “Náutica de Interior no Centro de Portugal”, a iniciativa pretende «a criação de valor e de emprego sustentável no território com base na oferta de produtos turísticos integrados e assentes em recursos ambientais, paisagísticos e culturais», adianta a CIMBSE.
Para Luís Tadeu, presidente da CIMBSE, «a diversificação de atividades disponíveis, como, canoagem e caiaque, kitesurf e windsurf, mergulho, passeios de barco, pesca desportiva, surfing, vela e wakeboard, permite a captação de turistas que procuram este tipo de produto, como motivação primária ou secundária, da sua deslocação ao território. Este foco é muito importante devido às problemáticas de desenvolvimento de territórios de baixa densidade que apresentam recursos ambientais, paisagísticos e culturais de grande qualidade, mas cuja valorização é ainda insuficiente por falta de iniciativa económica e empresarial».