Depois do Carnaval, Celorico da Beira, a autodenominada “Capital do Queijo Serra da Estrela”, entrou em festa para «homenagear os pastores, promovendo o produto endógeno, genuíno e singular. Um cartão de visita de Celorico da Beira», referiu o presidente da autarquia, Carlos Ascensão.
Durante o passado fim de semana houve muita gastronomia com degustações, cursos de cozinha, mostra de artesanato, animação com música popular, e concertos. A feira do queijo de Celorico da Beira contou com mais de uma centena de expositores, não só de produtores de queijo como de outros produtos endógenos do concelho. O município pretendeu «continuar a afirmar esta feira como um evento importante ao nível da cultura, história e tradição, consolidando o lugar de destaque nas feiras do queijo da região», sublinhou o autarca celoricense. Incrementar a economia local é o objetivo essencial através de um produto endógeno que «se tem vindo a valorizar, mas que justifica, ainda assim, um valor mais elevado. Temos de continuar a valorizar o queijo da serra»., afirmou Carlos Ascensão. No geral, este ano o preço do quilo do queijo comercializado na feira de Celorico da Beira rondou os 25 euros.
O autarca local referiu também que «a procura é maior que a oferta», o que significa, por um lado, que o produto «tem valor», mas por outro «obriga-nos a pensar que temos de aumentar a produção porque estamos limitados quanto ao número de produtores». O presidente do município salientou, no entanto, que «neste binómio entre a procura e oferta, a qualidade e o valor do produto poderá compensar a quantidade» ainda que o padrão dos produtores «tem vindo a alterar-se, com menos pessoas, numa população cada vez mais envelhecida». Isaura Esteves, uma produtora do concelho que também possui um espaço comercial na vila celoricense, disse a O INTERIOR que «há muitos anos» que participa num certame que considera «importante para promover o nosso queijo da serra».
A maioria dos seus clientes são do concelho e da região, mas «quase todos os dias envio encomendas para Viseu, Lisboa, Porto, para todas as zonas do país». No geral, os expositores consideraram a Feira do Queijo de Celorico da Beira «muito interessante» porque se realiza numa das «melhores zonas de produção do afamado queijo Serra da Estrela», atraindo milhares de pessoas que vêm «degustar e comprar esta iguaria diretamente aos produtores» ao mesmo tempo que «aproveitam para visitar» o concelho e a região.