Já começou a 15ª edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, inaugurada ao final da tarde desta sexta-feira no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso.
O certame inclui tasquinhas, exposições, maquinaria e espetáculos musicais com destaque para as atuações de Bárbara Tinoco (esta noite), D.A.M.A. (sábado) e de outros grupos musicais locais e de Espanha.
Este ano, a organização decidiu criar “O gambuzino” e “A merenda do caçador”, os patéis oficiais da feira que foram hoje apresentados pelo chef Rui Cerveira. Como habitualmente, durante os três dias do evento haverá atividades permanentes ligadas à prática de falcoaria, demonstração de caça com aves de rapina e cão de parar, concurso de pesca para crianças e adultos, tiro com arco e tiro pré-histórico, mostras de matilhas, passeios de burro e mostra de animais da quinta.
Estão também programadas montarias ao javali, largada de perdizes. A feira conta com a participação de associações e entidades locais, produtores de artigos de caça, pesca, cutelaria, armas de caça maior e menor, chapelaria, vestuário e calçado. Terá ainda uma área para artesanato, taxidermia de aves e mamíferos e um stand de tiro virtual. A gastronomia regional também não vai faltar, bem como os produtos locais como o pão, mel, azeite, enchidos, queijos, doçaria, compotas, provas de vinho, cerveja artesanal, licores e cidra.
Este ano o pavilhão acolhe igualmente a exposição intitulada “Uma viagem aos 20 mil anos de caça e pesca no vale do Côa – 4 épocas históricas”. A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural é organizada pelo município de Almeida com o objetivo de promover «o gosto pela caça, pesca, natureza, gastronomia e divulgar as potencialidades turísticas e económicas» do concelho.