Sociedade

Estudantes do IPG melhoraram competências emocionais

Ipg Foto Coluna Da Direita 2
Escrito por Efigénia Marques

Os estudantes do Instituto Politécnico da Guarda – IPG que se envolveram em 2023 num projeto para promover a saúde mental na comunidade académica no período pós-Covid-19, “aumentaram a sua capacidade de autorregulação emocional e de experimentar sentimentos de compaixão e preocupação pelo outro em relação ao período da pandemia” através da sua participação na iniciativa. Em sentido inverso, “diminuíram os seus níveis de ansiedade, apreensão e desconforto em contextos interpessoais de tensão”.
Estes são resultados do projeto “Desejar-Comunicar-Agir (D-C-A)”, o qual envolveu workshops, tertúlias, atividades desportivas e artísticas. A iniciativa contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o patrocínio da Presidência da República e o financiamento de 32 mil euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Ao longo deste projeto, os 208 estudantes que participaram responderam a questionários sobre comportamentos de saúde e competências socio-emocionais. Inspirado nos cinco F’s da Guarda, a experiência foi desenvolvida pelo Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) do Politécnico da Guarda, e incluiu atividades agrupadas em cinco eixos: “Saúde Farta”; “Literacia em Saúde Fiel”; “Atividade Lúdica e Desportiva Fria”; “Cidadania Forte”; e “Arte Formosa”.
“O grande objetivo deste projeto foi desenvolver nos estudantes competências de comunicação, de gestão do stresse e de resiliência, e, consequentemente, combater sintomas de depressão e ansiedade que se tinham acentuado no período da Covid-19”, afirma Odília Cavaco, professora e investigadora da Escola de Saúde do IPG e coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico. “Os resultados obtidos apontam claramente para a importância de atividades extracurriculares, as quais favorecem o desenvolvimento das chamadas ‘soft skills’, competências fundamentais para um desenvolvimento completo do estudante enquanto pessoa e cidadão”.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply