O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu um concurso, com uma dotação de 10 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar infraestruturas e equipamentos de ensino superior.
Estes apoios destinam-se a adequar as infraestruturas e equipamentos pedagógicos de universidades e politécnicos e a rede de estabelecimentos de ensino «à necessidade de ajustar as competências para um tecido produtivo em transformação em linha com os domínios de especialização regionais, nomeadamente nas áreas das ciências e tecnologias e ao duplo desafio de transição climática e digital», adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, este concurso «é um forte desafio para as instituições do ensino superior da região, pois devem estar alinhadas com as transições digital e climática. Em termos de objetivos, pretendemos reforçar as competências nos domínios de especialização regional, nomeadamente aumentando os alunos nas áreas das ciências e tecnologias».
As instituições do ensino superior público podem candidatar projetos de criação, ampliação ou modernização de infraestruturas e equipamentos, de reforço e atualização de instalações, infraestruturas e equipamentos para adaptação ao processo de digitalização ou transformação digital e de construção e qualificação de infraestruturas e aquisição de equipamentos destinados a cursos superiores de curta duração. O concurso está aberto até 30 de abril de 2024 e pode ser consultado em https://centro2030.pt/avisos/