A cantora luso-cabo-verdiana Carmen Souza sobe ao palco do pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) este sábado (21h30).
A intérprete está em digressão nacional a propósito do seu mais recente álbum, intitulado “Interconnectedness”. Nascida em Lisboa, Carmen Souza é atualmente uma verdadeira força da “world music” e uma das vozes de jazz europeias mais requisitadas. Este é o décimo trabalho da sua carreira e «expõe as vulnerabilidades trazidas pela pandemia» e a forma como todos estamos «interconectados». Segundo a artista, este álbum «é o resultado de tudo o que aconteceu» consigo, «nos últimos quatro anos e com o mundo nos últimos dois». Nos dez temas que compõem o disco, a voz jazzística e singular de Carmen Souza está imersa em «melodias refinadas, cruzando as linhas do jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde».
O seu disco anterior, “The Silver Messengers” (2019) foi amplamente elogiado pela crítica especializada, com destaque para a revista norte-americana “Downbeat Magazine” ou a britânica “Songlines Magazine”. Carmen Souza foi descoberta aos 22 anos pelo baixista português Theo Pascal, que se tornou no seu produtor e mentor, sendo que “Interconnectedness” é o resultado do trabalho desta parceria. A dupla atuou no TMG em novembro de 2016, no âmbito do “Ciclo Relavrar”.