O especialista em Ferrovia e Administrador do site Portugal Ferroviário, João Cunha, diz que «até ao fim de 2022, nem metade do investimento projetado no Ferrovia 2020 tinha sido realizado». Nos relatórios da Infraestruturas de Portugal (IP), apenas 994 milhões dos cerca 2,1 mil milhões tinham sido investidos. Falamos em «mais de 1000 km de linha em intervenção» em todo o país, segundo a IP.
João Cunha, especialista em planeamento e operação de transportes, é crítico da execução do plano. «Foram prometidos prazos e foram colocadas expectativas cá fora em 2016, quando o plano foi apresentado, e já foi assumido que, na realidade, o plano tinha assunções demasiado otimistas», conta.
Tendo em conta a perspectiva de João Cunha sobre o caminhar dos investimentos projetados para a Ferrovia 2020, o gestor diz que é um «plano feito com máxima disrupção» e fala nos transportes de mercadorias, «cuja beneficiação era o objetivo do programa, e está a sofrer uma queda forte». No que toca à Linha da Beira Alta, encerrada desde abril de 2022, «ainda são precisos trabalhos com recurso a exlposivos, o que mostra que os problemas não são só atrasos materiais».
João Cunha acrescenta que «ainda há, de facto, trabalhos de partir rocha para melhorar o canal ferroviário a ocorrer. Portanto, estamos longe de ter uma plataforma de via pronta para assentar carril», destaca João Cunha.