A primeira fase do Laboratório de Desportos de Inverno, a instalar na Universidade da Beira Interior (UBI, na Covilhã, deverá abrir em novembro, anunciou o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP).
Segundo Pedro Flávio, o espaço, que resulta de uma parceria entre a federação e a universidade, tem montadas uma pista sintética de aprendizagem de esqui e de snowboard, duas pistas sintéticas de curling, um circuito de roller ski e uma área para a introdução ao snowboard freestyle. Posteriormente será instalada uma pista sintética para a prática de hóquei e de patinagem no gelo, projeto candidatado ao Turismo de Portugal pela FDPI e a UBI para a aquisição de um simulador de esqui e de snowboard, com um ecrã gigante e ajustável ao nível do utilizador. «Será, com toda a certeza, um equipamento inovador, porque permite a prática destas modalidades, ainda que numa vertente de introdução às modalidades, em pista sintética, sem dimensão significativa para praticar estes desportos», sublinhou Pedro Flávio na recente gala da Federação.
Na ocasião, o dirigente considerou que o Laboratório de Desportos de Inverno «tem um potencial enorme» e vai estar aberto a atletas, escolas, a população em geral e a comunidade académica. O espaço fica localizado junto ao polo de Ciências Sociais e Humanas da UBI.