O Bairro das Capelas, em Fornos de Algodres, vai avançar com um projeto-piloto de compostagem comunitária. A iniciativa começa na próxima segunda-feira e será liderada pelos residentes.
O objetivo é «reduzir o desperdício de resíduos orgânicos e promover a conscientização ambiental no território», adianta a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. Para tal, os agregados familiares recebem baldes para o descarte dos resíduos orgânicos, que vão facilitar a recolha seletiva de lixo porta-a-porta. «Os aderentes ao projeto devem colocar os baldes fornecidos pelo município, à porta de casa, no período da manhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras», acrescenta o município. O composto resultante será posteriormente usado nos jardins municipais. Para mobilizar os residentes, a autarquia fornense realizou uma campanha de informação e sensibilização porta-a-porta no passado dia 15. A ação contou com a participação de uma especialista em reciclagem e compostagem com objetivo de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
A iniciativa do Bairro das Capelas decorre no âmbito do projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”, uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental e pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). Conta com o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres e envolve também os bombeiros voluntários da vila.