Cento e vinte anos depois, vai novamente para a estrada o Circuito das Beiras entre esta quinta-feira e domingo, ligando Coimbra a Castelo Branco, com passagem pela Guarda, e regresso à “cidade dos estudantes”.
A primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal em 1903 regressa agora em formato de passeio com a chancela do Clube Escape Livre e cerca de 400 quilómetros que vão por à prova os clássicos inscritos. A atividade é aberta a automóveis pré e pós-guerra até 1978, e contará com diversas atividades paralelas, com destaque para um “rally paper”, exibições de perícia e um desfile dos participantes pelas ruas da Guarda. O Circuito das Beiras foi criado por Tavares de Melo, importador da Darracq em Portugal, que foi o seu primeiro vencedor. Para evocar este pioneirismo será lançado o livro “O Circuito das Beiras e o Espírito visionário de José Caetano Tavares de Mello”, de Barros Rodrigues.
Este passeio automobilístico conta com os apoios das Câmaras de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, o patrocínio da Bridgestone/First Stop e da Litocar e parcerias com o Museu do Caramulo, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra. Entre os inscritos estão Tiago Gouveia, em Darracq de 1902, representando o Museu do Caramulo; Luis Mata Perez, num Berliet de 1926, participando pelo Museu de Historia de la Automotion de Salamanca, e Márcio Fernandinho, que alinha pelo Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco com um Graham-Page 1929. Destaque também para Pedro Vilas Boas num MG J2 de 1932, Manuel Simões num Adler de 1936, Luis Lavin em Ford A de 1930, António Ribeiro em Wolsley de 1937 e António Dionísio em Hotchkiss “La Baule” de 1931.