Cerca de 800 jovens de 20 países passaram pela região nos últimos dias no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Muitas foram as atividades que o Comité Diocesano Organizador preparou para os peregrinos, nomeadamente caminhadas pela cidade da Guarda, visitas encenadas, palestras, workshops, e uma caminhada pelos Passadiços do Mondego. Os jovens, que ficaram em famílias de acolhimento, partiram esta segunda-feira em direção a Lisboa para participar na JMJ.
O padre Rafael Neves, do Comité Organizador Diocesano, faz um balanço positivo dos últimos dias «a partir do feedback dos peregrinos. Sentiram-se acolhidos, partilharam a estadia com pessoas de diferentes tradições e costumes e serviu para potenciar a juventude que temos na diocese que foi quem fez grande parte do acolhimento e acompanhamento dos peregrinos». As famílias de acolhimento tiveram um papel «fundamental» neste processo uma vez que ajudaram em «refeições, transporte e muitas outras coisas». O Padre Rafael Neves sublinha até que houve famílias de acolhimento que «no dia da despedida se emocionaram e já sentiam saudades dos jovens».
Entre os dias 26 e 31 de julho passaram pela Diocese da Guarda cerca de 800 jovens de 20 países, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.