Paulo Alberto (Yamaha) sagrou-se campeão nacional de MX1 em Fernão Joanes (Guarda), no último domingo, dia em que Eric Tomás (Yamaha) conquistou a quarta vitória da época em MX2. O Crossódromo Internacional das Lajes voltou também a acolher as jovens promessas da modalidade, que mediram forças na terceira ronda da zona sudoeste de apuramento para o Europeu de EMX65 e EMX85.
Nesta última classe, o espanhol Juan Izaguirre (KTM) e o italiano Riccardo Pini (KTM) repartiram as vitórias nas mangas competitivas, mas foi o francês Liam Bruneau (KTM) que foi o mais regular e venceu a classificação geral. O português Rodrigo Barros (Yamaha) foi nono. Em EMX65, o italiano Francesco Assini (GasGas) dominou ao ganhar as duas mangas, enquanto os portugueses Duarte Pinto (KTM) e Guilherme Gomes (KTM) terminaram no sexto e sétimo lugar, respetivamente. A quarta e última etapa da zona sudoeste do Europeu vai decorrer na Croácia a 18 de junho.
Emotivo foi também o Nacional, que teve em Fernão Joanes a penúltima etapa. Em MX1, a prova guardense consagrou o novo campeão português com Paulo Alberto (Yamaha) a vencer a primeira manga e a ser segundo na corrida seguinte, disputada debaixo de chuva forte. O espanhol Carlos Campano (Yamaha) foi segundo e André Sérgio (Beta) fechou o pódio. Em MX2, Eric o espanhol Tomás fez o pleno, suplantando Fábio Costa (GasGas) e Henrique Benevides (Yamaha). Gonçalo Reis (Husqvarna) venceu a corrida de veteranos e Tomás Santos (GasGas) garantiu a conquista do título de campeão nacional de MX125 Júnior no seu ano de estreia nesta categoria. O Nacional de Motocross termina a 11 de junho em Vieira do Minho. A dupla jornada realizada em Fernão Joanes no fim de semana foi organizada pela Associação Cultural e Recreativa local.