Cultura

“Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria IIª chega a Celorico da Beira e Seia

Teatro
Escrito por Efigénia Marques

Encerrado para obras este ano, o Teatro Nacional D. Maria II está a promover o projeto “Odisseia Nacional” com centenas de atividades por todo o país. A iniciativa chega agora à região com duas ações de formação, uma oficina e uma peça de teatro.
Esta sexta-feira, o Centro Cultural de Celorico da Beira acolhe uma oficina para educadores de infância, orientada por Catarina Requeijo e Manuel Pedroso, no âmbito do projeto “Boca Aberta”. Os participantes vão ser desafiados a desenvolverem a sua criatividade e a enriquecerem o seu trabalho através das artes cénicas e das potencialidades do livro. A participação é gratuita, mas limitada a 20 pessoas, mediante inscrição prévia. De quinta a sábado há teatro com a peça “Descobri-quê?” (na foto) na Casa Municipal da Cultura de Seia e um laboratório teatral destinado a alunos do secundário da cidade serrana a partir do espectáculo. Os formadores são Cátia Pinheiro, Dori Nigro, Joyce Souza e José Nunes.
«Através do jogo teatral, explora-se a temática da peça, promovendo o pensamento crítico em torno de um passado de invasão e saque e desmontando algumas ideias feitas sobre os “descobrimentos”», adianta a produção. “Descobri-quê?” é uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes com interpretação de Joyce Souza, Tiago Jácome e Waldju Kondo. Na segunda-feira será a vez do Fundão acolher uma ação de formação sobre Plano Estratégico de Comunicação. A “Odisseia Nacional” do Teatro D. Maria IIª vai prosseguir pelos palcos da Covilhã, Guarda, Gouveia, Idanha-a-Nova e Castelo Branco com teatro, ações de formação e projetos de participação que envolvem as comunidades locais.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply