Cultura

Nuno Júdice homenageado em Vila Nova de Foz Côa

Nuno Judice
Escrito por Efigénia Marques

O Festival de Poesia e Música de Vila Nova de Foz Côa, que começa esta sexta-feira, vai homenagear o poeta e ensaísta Nuno Júdice.
Até à próxima terça-feira estão previstos debates, encontros com escritores, sessões nas escolas, leituras em palco e performances que combinam música e teatro. O destaque desta edição é um colóquio-homenagem a Nuno Júdice no primeiro dia do festival, durante o qual será apresentado o seu mais recente livro “Uma colheita de silêncios”. Durante o evento autores como Fernando Pinto Amaral, Nuno Camarneiro, Joana M. Lopes, M. G. Ferrey e Nuno Júdice vão às escolas do concelho falar da sua obra e da poesia aos mais novos. Já Luís Represas participará no sábado (21h30) numa conversa-concerto no Centro Cultural de Foz Côa.
A 39ª edição do Festival de Poesia e Música inclui ainda sessões de leitura de poesia portuguesa do século XX por Rui Spranger, a oficina “Letras de canções em foco”, com Thierry Santos, mas também os concertos de Rui David na biblioteca escolar fozcoense e de Blandino Soares e Carlos Pedro na Junta de Freguesia da Horta, um dos quais contará com a colaboração de alguns estudantes do secundário. No 25 de Abril, a companhia APURO vai apresentar a peça “Cabral”, que atravessa a vida e a obra de três autores transmontanos: António Cabral, Rui Cabral e António Manuel Pires Cabral. Este último participará numa conversa/encontro agendada para as 17 horas. Durante o festival, haverá ainda uma feira promovida pela livraria e editora Snob, a decorrer no hall do grande auditório do Centro Cultural fozcoense. O festival é promovido pela autarquia de Vila Nova de Foz Côa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply